Corte Internacional de Justiça da ONU ordena que Rússia suspenda operações militares
A Corte Internacional de Justiça, CIJ, emitiu nesta quarta, 16, uma decisão sobre o pedido feito pela Ucrânia para que esse tribunal da ONU avaliasse as alegações de genocídio, usadas pela Rússia para iniciar uma guerra contra o país (foto). No comunicado, a CIJ ordena que a Rússia suspenda imediatamente as operações militares, iniciadas em...
A Corte Internacional de Justiça, CIJ, emitiu nesta quarta, 16, uma decisão sobre o pedido feito pela Ucrânia para que esse tribunal da ONU avaliasse as alegações de genocídio, usadas pela Rússia para iniciar uma guerra contra o país (foto).
No comunicado, a CIJ ordena que a Rússia suspenda imediatamente as operações militares, iniciadas em 24 de fevereiro.
"O significado mais claro dessa decisão é dizer que a Rússia está em violação do direito internacional. É provável que o país não obedeça a determinação da Corte, mas nesse caso estará incidindo num ilícito", diz Paulo Emílio Borges de Macedo, professor de direito internacional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj. "Além disso, a decisão implica que todas as sanções unilaterais econômicas contra a Rússia são legais."
Segundo a decisão, a Federação Russa deve garantir que as unidades militares, organizações irregulares e pessoas sob seu controle ou direção "não pratiquem atos que possam ser uma continuação das operações militares".
Por unanimidade, a corte entendeu que as partes devem se abster de qualquer ato que possa agravar ou estender a disputa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jandira
2022-03-17 07:32:52Só rindo...esse assassino só vai parar com sua sanha assassina, depois de cortar a cabeça do Zelensky. Ele tem os seus dedos sujos do sangue inocente sobre o Botão Vermelho e conta com o medo para continuar com suas atrocidades.
Ana Galdino dos Santos
2022-03-17 00:12:29a guerra é lá na Ucrânia, mas o mundo inteiro sofre as consequências
Ben
2022-03-16 14:03:49A OTAN e a ONU precisam parar o Carniceiro de Moscou. Esse verme abjeto merece perder todos os bens que roubou do povo russo e indenizar pessoalmente o povo ucraniano, além de passar o resto dos seus miseráveis dias na prisão, pela matança nojenta de tantos inocentes. O mesmo vale para os seus comparsas da gangue russa. Os iates e mansões servirão para reconstruir escolas e hospitais ucranianos. Volte para o inferno, FDPUTIN!