Por que a Rússia tem dificuldade em controlar a internet
O governo da Rússia bloqueou diversas redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram nesta segunda, 14. Desde o início do mês, antes mesmo do anúncio oficial, o tráfego nessas plataformas já tinha sido reduzido, mas o corte definitivo só ocorreu esta semana. O argumento usado pelas autoridades do governo de Vladimir Putin...
O governo da Rússia bloqueou diversas redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram nesta segunda, 14. Desde o início do mês, antes mesmo do anúncio oficial, o tráfego nessas plataformas já tinha sido reduzido, mas o corte definitivo só ocorreu esta semana.
O argumento usado pelas autoridades do governo de Vladimir Putin é que essas "organizações extremistas" estariam espalhando informações falsas sobre o que o Kremlin chama de "operação militar especial" na Ucrânia (foto).
As restrições afetam principalmente os mais jovens, com menos de 35 anos. "Os russos mais velhos costumam se informar pelos três canais principais de televisão, controlados pelo Kremlin, enquanto os mais novos são os que usam mais a internet", diz Valdir da Silva Bezerra, pesquisador da USP e mestre em relações internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo, cidade onde mora atualmente.
Entre os mais novos, contudo, o uso de VPN é mais disseminado. Com essa rede privada virtual, os computadores conseguem driblar os controles governamentais, assim como ocorre na China e em Cuba. "Os mais jovens certamente acabarão conseguindo encontrar um meio para seguir acessando as notícias que querem", diz Bezerra.
Além de escapar dos controles, os mais jovens podem se comunicar facilmente com os russos que já deixaram o país. Com a economia russa patinando nos últimos anos, cerca de 10 milhões de russos já se mudaram para outras nações. Considerando que a população total é de 146 milhões, os exilados representam cerca de 7% do total.
Curiosamente, uma das primeiras plataformas a serem bloqueadas, ainda em 2016, foi o Linkedin, uma rede profissional. Foi uma tentativa de o governo tentar impedir que os russos encontrassem empregos em outros países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
AIRTON
2022-03-17 12:04:40E o Bozo e muito gado são solidários ao Putin. Viva a democracia!
Homero
2022-03-17 10:44:19Há "projetos de putin" por todo o mundo. Aqui mesmo temos Lula e Bozo. Nós, como povo, somos responsáveis por isso, pois os elegemos. A única salvação não parte da massa, mas de nós mesmos em nossa individualidade, em nosso livre arbítrio, em nossa capacidade de contatarmos o mais íntimo de nosso EU e votarmos de acordo com nossa conciência. Namastê !
Ana Galdino dos Santos
2022-03-17 06:18:43Com o Putin aos 75 anos, no poder há 22 anos e ex- membro da KGB, o comunismo permanecerá entranhado.
Leandro
2022-03-16 17:56:58Putin não conseguirá esconder a verdade por muito tempo. O povo russo não é inimigo dos Ucranianos. Quando souber das barbáries dele, td pode acontecer. Sonho em vê-lo na cadeia pagando pelas atrocidades q cometeu. Q sirva de exemplo pros candidatos a ditadores em td mundo.
Heloisa
2022-03-16 16:03:52Putin merece tratamento idêntico dado ao presidente do Iraque Saddam Hussein, por crimes contra a humanidade. É a barbárie o que acontece na Ucrânia.