Randolfe Rodrigues pede ao STF investigação de Aras por prevaricação
O senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, pediu nesta segunda-feira, 21, que o Supremo Tribunal Federal determine ao Conselho Superior do Ministério Público Federal a investigação do procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), pela suposta prática do crime de prevaricação. O caso será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar acionou a corte...
O senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, pediu nesta segunda-feira, 21, que o Supremo Tribunal Federal determine ao Conselho Superior do Ministério Público Federal a investigação do procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), pela suposta prática do crime de prevaricação. O caso será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes.
O parlamentar acionou a corte após Aras contrariar a Polícia Federal e defender o arquivamento do inquérito que mirou Jair Bolsonaro pela divulgação de dados sobre uma apuração a respeito de um ataque hacker ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral, ocorrido em 2018. A publicização aconteceu em uma live na qual o presidente estava acompanhado pelo deputado federal Filipe Barros, do PSL do Paraná.
Em 2 de fevereiro, a delegada Denisse Ribeiro afirmou em seu relatório conclusivo que Bolsonaro, Barros e o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente, cometeram o crime de violação de sigilo funcional, que consiste em "revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação". A PF, no entanto, não indiciou os dois primeiros porque ambos dispõem de foro privilegiado.
Na contramão da apuração da PF, Aras alegou que nenhuma autoridade havia decretado o sigilo do inquérito divulgado por Bolsonaro e, por mais que o presidente tenha distorcido as informações daquela investigação para colocar em xeque a credibilidade das urnas eletrônicas, "não há como atribuir aos investigados nem a prática do crime de divulgação de segredo nem o de violação de sigilo funcional".
A notícia-crime ocorre, ainda, na esteira de um embate entre Randolfe e outros senadores que integraram a CPI e Augusto Aras. Os congressistas acusam o PGR de "inanição" devido à falta de providências sobre o relatório que propôs o indiciamento de 80 pessoas por ações e omissões na pandemia.
"Quando o Procurador-Geral da República deixa de cumprir suas atribuições, ignorando seus compromissos constitucionais e se omitindo no dever de dar andamento à devida instrução penal, agindo para responsabilizar as autoridades públicas que praticaram graves ilícitos, independentemente da estatura constitucional da autoridade envolvida – afinal, desde a era do 'L'État, c'est moi', espera-se que nenhuma autoridade seja realmente a própria Lei ou acima dela esteja –, a vítima, mais uma vez, acaba sendo a própria sociedade", anotou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco
2022-02-22 11:55:49Esse Randolfe Rdrigues é um moleque transvestido de Senador. Ele e Renan Calheiros representam a escória da política brasileira.
Mary
2022-02-22 11:14:01O STF agora só trabalha para Randolfe.
Heitor
2022-02-22 07:41:17O sujo pede investigação aos rasgados contra um enlameado. 2022 promete.
Fabio
2022-02-21 20:05:52e como denuncia o stf por prevaricação?
Moso
2022-02-21 17:55:02O Brasil foi desconstruído. As instituições não funcionam em harmonia. Cada um faz o que melhor lhe parece, segundo interesses ocultos.
Montesquieu
2022-02-21 17:37:54A confusão é tanta que a judicializacao da política é o seu próprio epitáfio. E os sinos dobram por nós. O nome executivo se omite, o parlamento é disfuncional tal como o judiciário. A organização do estado brasileiro é finita.
Alberto de Araújo
2022-02-21 15:36:54O poder legislativo, através desse senador, não acata a independência dos poderes, no caso a PGR. Manda para o STF um pedido que aumenta ainda mais, a judicialização. Pratica uma incoerência. Quando ações lhes tiram o poder critica o mesmo STF.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-02-21 15:07:07a Greta da Selva enlouqueceu.
JO EL
2022-02-21 14:22:41Concordo que nao seja desta, porem da outra. E segur tudo como dantes no quartel de abrantes. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR e LULADRAO caindo fora.
Júlio
2022-02-21 13:14:48Querem derrubar o homem a qualquer custo, até com mentira. Quem é Randolfe ou Alexandre de Moraes para acusar ou julgar alguém por crime. Tá passando da hora de se colocar as coisas no lugar. O problema é que o Aras não é dessa quadrilha.