Bolsonaro: principal saldo da viagem à Rússia foi ter conversado por 2h com Putin
O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta sexta-feira, 18, que o ponto alto de sua viagem à Rússia foi ter passado duas horas "a um metro e meio" de Vladimir Putin. O chefe do Executivo cumpriu agenda por dois dias em território russo em meio a uma crise entre o país e a Ucrânia. Bolsonaro...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta sexta-feira, 18, que o ponto alto de sua viagem à Rússia foi ter passado duas horas "a um metro e meio" de Vladimir Putin. O chefe do Executivo cumpriu agenda por dois dias em território russo em meio a uma crise entre o país e a Ucrânia.
Bolsonaro abordou o assunto durante visita a Petrópolis, cidade fluminense devastada pelas chuvas, ao ser indagado sobre o resultado da viagem. "O saldo mais positivo foi que estive por duas horas a um metro e meio do senhor Vladimir Putin. Uma conversa bastante saudável, até com alguns momentos de descontração, o que bem demonstra o carinho que ele tem para conosco", disse.
O presidente celebrou ter sido recebido com "honras de chefe de Estado" e pontuou que assinou protocolos de intenção voltados para as áreas de defesa, energia e prospecção de petróleo.
"O saldo que trago da viagem é excepcional. Antes de tocar no solo russo, tivemos a notícia de que parte das tropas que estavam nas fronteiras com a Ucrânia foi desmobilizada. Fomos recebidos com honras de chefe de Estado. Tive um contato com o presidente Putin de mais de duas horas. Almoçamos. Uma conversa voltada para vários assuntos. Entre eles, obviamente essa questão que leva uma certa tensão ao mundo", comentou.
Bolsonaro acrescentou que teve conversas produtivas com o empresariado russo, que garantiram, por exemplo, fertilizantes para a agricultura brasileira. "Bem como tivemos a palavra final de uma empresa russa comprando uma empresa que vai produzir fertilizantes em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul".
Na quarta-feira, em declaração à imprensa após o encontro com Putin, Bolsonaro não citou a crise na Ucrânia, país que está cercado por 150 mil soldados russos e teme uma invasão. Mas o presidente fez declarações em defesa do direito internacional e da soberania dos estados.
"Temos uma colaboração intensa nos principais foros internacionais, como o Brics, o G20 e as Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos estados, o respeito ao direito internacional e a carta das Nações Unidas", disse Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Globo esselixo
2022-02-19 08:41:21Bolso 22 O cara!
Magda
2022-02-18 23:26:42Se um dia eu ficar a 1 m e meio do Marcola vou postar também, afinal, ele tem a sua importância. Putin é um ditador que manda sumir com seus opositores - os q têm sorte vão "só" presos - outros são fuzilados e envenenados, sua marca registrada. Que orgulho sentar ao lado desse bandido. Só mesmo um lambe botas (ou coturnos?) de "autas otoridades" como esse jeca que elegemos como presidente. Cruz credo! O sonho do Bozo é ter o poder do Putão (Putin(ho) pras Putin(has) dele.
Luiz Augusto
2022-02-18 23:06:43O Bolsonaro é provavelmente o unico chefe de estado que foi tratado "com carinho" por outro. O incrivel é que ele mantem a tradição de cagar pela boca e pensar pelo C .,.....
PAULO
2022-02-18 21:46:011- Bolsonaro é uma piada sem graça. Como eu posso ter votado num sujeito desse? Lembrei, a outra opção no 2° turno, era o Haddad. Pois eu votei com convicção, no Amoêdo. Antes de um negociação vc faz um planejamento: o que vai ser negociado, qual a sua MAANA, assimetrias de informações, fatores intervenientes, pontos geradores de estresse... Primeira frase do Bolsonaro para o Putin, que está no meio de um conflito com o Ocidente: "somos solidários à Russia".
MARCOS
2022-02-18 14:30:50PARA QUEM NÃO QUERIA PAPO COM COMUNISTA, ATÉ QUE SE SAIU BEM.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-02-18 13:52:18ué e Bimsinaro foi a Moscou para engravidar o Putin? é D+
Marcello
2022-02-18 12:55:00Depois de décadas como deputado, poderia ter usado uma ínfima parte dos recursos recebidos e ter investido num curso de inglês. Assim, poderia ter falado diretamente com o presidente Putin, sem necessidade, ou presença, de um intérprete! Até parece o nove dedos!
MARCIO
2022-02-18 12:27:44Foi para lá e não assinou absolutamente nenhum acordo comercial, militar, nada. Foi para lá do pra passar a impressão de que não está sozinho e isolado internacionalmente