O Mal
Sempre sintonizado com a atualidade dos debates nacionais, perdi tempo nesta semana que termina, explicando a compatriotas sem leitura e sem juízo por que as ideias nazistas não deveriam ser descriminalizadas e por que seria absurdo permitir a criação de um partido nazista, em nome da liberdade de expressão. Publiquei dois artigos sobre o assunto...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Sempre sintonizado com a atualidade dos debates nacionais, perdi tempo nesta semana que termina, explicando a compatriotas sem leitura e sem juízo por que as ideias nazistas não deveriam ser descriminalizadas e por que seria absurdo permitir a criação de um partido nazista, em nome da liberdade de expressão. Publiquei dois artigos sobre o assunto em O Antagonista e prometi não voltar mais a ele. Quebro a minha promessa na Crusoé, porque havia deixado em segundo plano um dos argumentos levantados pela turba: se o nazismo foi proscrito, por causa das atrocidades que cometeu, o comunismo também deveria ser. Afinal de contas, líderes e partidos comunistas mataram muitos mais milhões de pessoas do que o nazismo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliano
2022-03-08 17:19:24Mário Vi ontem o filme conspiração Obrigado pela indicação Nazismo nunca mais
Angelical
2022-02-19 15:47:55Sabino seus textos são espetaculares, obrigado.
Alessandro
2022-02-15 18:11:27A vaidade é o pecado favorito do diabo… então é isso, “está decretado: eu sou o dono da verdade porque sou mais inteligente, estudado, viajado e, não suficiente, ainda tenho a palavra final. LEIAM O LIVRO, VEJAM O FILME, COMPREM O DISCO! Cumpra-se, arquive-se”. E satamonho, nas profundezas, rindo à toa…
JOAO C B DE ANDRADE
2022-02-15 12:32:29Mario parabéns 👏👏👏 que este texto possa ser compartilhado eternamente nas cabeças pensantes brasileiras
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-02-14 15:49:27Tendo em conta que as religiões cristãs, predominantes no Brasil, assentam (e ensinam) valores diametralmente opostos à barbárie nazista, ter esse código moral como força inata de repulsa ao nazismo é um pró, não um contra. Tampouco inviabiliza o debate público ou o contamina por suposto vício original.
Marcelo
2022-02-14 09:05:34Durante a leitura, imaginei alguém lendo a coluna em algum púlpito clerical. Com otimismo, pensei na possível vergonha que os fiéis no credo ou nas ideias pudessem sentir, se compararmos os valores e ideais dos atuais líderes das pesquisas no país. Mas, otimismo (retiro de Galbraith a expressão de que o otimista é um tolo mal informado) não pode prosperar em terra tão árida. Com apenas um discurso para restabelecer os valores combinados, em nome do Messias, e o Pai no comando, e tudo se foi.
José Tadeu Gomes Guimarães
2022-02-14 00:56:05Lindo texto! Parabéns! Abomino qualquer ideologia totalitária. Só a educação maiúscula -para ensinar a pensar, sem ideologias- poderá salvar a humanidade. A corrupção e a falta de educação são os grandes inimigos da democracia.
JOSE
2022-02-14 00:14:18Um texto histórico que deve ser guardado ad eternum…👏👏👏
Edmilson
2022-02-13 22:33:43QUALQUER REGIME OU IDEOLOGIA TOTALITÁRIA NÃO PRESTA !!!
Miriam
2022-02-13 21:21:19Mário é sempre excelente ler os seus escritos. Você é brilhante.