Entidades judaicas repudiam apresentador que defendeu 'partido nazista'
A Confederação Israelita do Brasil, Conib, e a Federação Israelita de São Paulo divulgaram nesta terça, 8, notas de repúdio a declarações do apresentador Bruno Aiub, o Monark (foto), do Flow Podcast. A Conib informou que "condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil" e o que o apresentador...
A Confederação Israelita do Brasil, Conib, e a Federação Israelita de São Paulo divulgaram nesta terça, 8, notas de repúdio a declarações do apresentador Bruno Aiub, o Monark (foto), do Flow Podcast.
A Conib informou que "condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil" e o que o apresentador afirma ser um "direito de ser antijudeu”.
"O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera inferiores. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica", escreve a Conib.
A Federação Israelita de São Paulo disse que Monark se manifestou de forma absolutamente inaceitável enquanto entrevistava os deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral.
"Aiub defendeu, de forma expressa, o direito de alguém querer ser antijudeu, bem como o direito à existência de um partido nazista no Brasil. Mesmo contestado pela deputada Tabata Amaral, Monark insistiu que suas falas estariam escudadas no princípio da liberdade de expressão, demonstrando, a um só tempo, desconhecer a história do povo judeu, e a natureza de um princípio constitucional essencial, muitas vezes deturpado por aqueles que insistem em propagar um discurso que incita o ódio contra minorias", escreve a Federação Israelita. "Manifestações como essa evidenciam o grau de falta de comprometimento do youtuber com a democracia e os direitos humanos."
Pedido de desculpas
Na tarde desta terça, Monark divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo desculpas. "Eu estava muito bêbado. Eu fui defender uma ideia que acontece em outros lugares do mundo, nos Estados Unidos, por exemplo, mas eu fui defender essa ideia de um jeito muito burro, eu estava bêbada, eu falei de uma forma muito insensível com a comunidade judaica. Peço perdão pela minha insensibilidade", disse ele.
Na conversa com Kataguiri e Tabata, Monark afirmou: "Eu acho que a esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical. Eu acho que as duas tinham que ter espaço. Eu acho que o nazista tinha que ter um partido político, reconhecido pela lei". Ele também disse que "o nazismo não necessariamente incita a violência, ele incita a supremacia de uma raça, o que eu acho uma merda". Monark defendeu ainda que o nazismo tinha "ideais".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Maria
2022-02-08 18:52:19MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Pedro
2022-02-08 18:32:51Esse tal de Monark tem miolo de tripa na cabeça.
PAULO
2022-02-08 18:14:161- O nazismo nasceu da desilusão com o socialismo. Ambos sistemas atacam os 2 pilares da humanidade: a ciência e a democracia. Hitler e Stalin conseguiram adeptos, por saberem explorar a IGNORÂNCIA do povo, assim como o Bolsonaro e o Lula. No Brasil, o socialismo, que gerou milhões de mortes na China e na URSS, é visto com uma certa doçura pela ESQUERDA CAQUÉTICA, sendo aceito como espectro político (doçura essa que está caindo por terra em Cuba, cujo regime busca calar os jovens).
FERNANDO ANDRADE
2022-02-08 17:53:56Sujeito fala 3 palavrões a cada frase, que "bosteja". Não consegue articular um raciocínio sem falar uma besteira. Aliás, difícil dizer algo dignificante.
Robinson
2022-02-08 17:18:28Outro comentário, este dever seu trabalho, seu ganha pão e trabalha bêbado? O que podemos esperar de alguém que trabalha bêbado? O colega de bancada tem um pouco mais de conteúdo. Na entrevista com Moro percebe-se seu desconforto com a ignorância dos dois.
Robinson
2022-02-08 17:11:36Não assisti todo podcast mas até onde vi e pelos outros assistidos ele representa a juventude que "tá ligada" na Internet. Sem conteúdo, sem repertório, desinformado. Até onde assisti ele se diz contra o atual modelo de democracia mas não propõe um modelo. Pelo que fala suas ideias vão do anarquismo ao totalitarismo. Será que sabe o significado? Vi outras entrevistas da dupla e nota-se que não se prepara para a entrevista, faz perguntas que deveria ter feito quando cursou ensino médio.
Maria
2022-02-08 16:18:05Melhor exemplo do : SE BEBER, NAO TRABALHE.
Jose
2022-02-08 15:21:42Deve ser Bozista!
ADIR
2022-02-08 15:04:53Quem é esse estúpido? O que ele representa na sociedade brasileira, quais suas ideias, como dois deputados se permitem entrevistar por um BÊBADO?? Passarinho que anda com morcego dorme de cabeça pra baixo!! Vão trabalhar senhores deputados!! Droga de país!!