Associação Médica aponta ‘deslizes éticos’ de Queiroga e pede mudanças na gestão da Saúde
A Associação Médica Brasileira, entidade que reúne 185 mil associados em todo o país, divulgou uma nota pública contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No documento, a entidade pede mudanças na gestão da pasta, aponta “erros de conduta e deslizes éticos perpetrados pelo ministro da Saúde” e afirma que Queiroga “age à margem das...
A Associação Médica Brasileira, entidade que reúne 185 mil associados em todo o país, divulgou uma nota pública contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No documento, a entidade pede mudanças na gestão da pasta, aponta “erros de conduta e deslizes éticos perpetrados pelo ministro da Saúde” e afirma que Queiroga “age à margem das mais simples normas de conduta e preceitos éticos esperados para a função”.
“Causam-nos indignação e temor a omissão e as idas e vindas do ministro, assim como posições que contradizem as boas evidências científicas, expondo a saúde e a vida dos brasileiros. O Brasil está em alerta e pede mudanças na gestão da saúde”, afirma a Associação Médica Brasileira.
A entidade lista uma série de equívocos na condução de Queiroga, que é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma das entidades médicas mais prestigiadas do país. A AMB lembra que o ministro se posicionou contra o uso obrigatório de máscaras, em agosto de 2021, e, no mês seguinte, recomendou a paralisação da imunização de jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades. “Na ocasião, o ministro classificou a vacinação de adolescentes como intempestiva e admitiu que a revisão da medida atendia a pedido do presidente da República”, afirma a AMB.
Em outubro, Queiroga defendeu aplicação do ineficaz kit Covid. “A verdade é que a utilização de tratamentos já comprovadamente ineficazes pela ciência não é autonomia e, sim, má prática médica”, aponta a Associação Médica Brasileira.
A entidade mencionou ainda a atitude do Ministério da Saúde de postergar o início da vacinação de crianças, mesmo após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Em sua cruzada contra vacinas, o ministro defendeu e realizou uma desnecessária e contraproducente consulta pública sobre imunização de crianças de 5 a 11 anos, visando atrasar o processo de vacinação”, relembra a AMB.
Em janeiro de 2022, dados pessoais de especialistas que defenderam a vacinação em crianças foram vazados em redes sociais, o que deflagrou ataques e ameaças aos cientistas e seus familiares. Esse episódio também é mencionado pela Associação Médica Brasileira.
Por fim, a entidade criticou a visita realizada por Queiroga à família de uma criança que teve uma parada cardíaca, em evento não relacionado à vacina. “A atitude contribui para relacionar o fato ao emprego do imunizante, trazer dúvidas com relação à sua segurança e promover hesitação vacinal. Desde quando tomou posse, em abril de 2021, em nenhuma outra oportunidade, consta ter visitado, com a mesma divulgação, familiares de crianças que foram à óbito por complicações da Covid”, afirma a AMB.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2022-01-25 14:07:51Esse capacho e picha saco do Bozo tem que ser preso. Ele está surtado igual ao chefe sociopata.
José
2022-01-25 14:03:50Esse negacionista deveria tá preso. Juntamente com seus patrões!!
Vera
2022-01-25 13:58:13A AMB não representa a categoria médica. A grande maioria dos médicos não é associada.Entidade existe só para receber anuidade e não fazer nada
Eduardo
2022-01-25 13:52:00Por que não crimes éticos e encaminhamento de cassação da inscrição de CRM junto ao seu conselho de classe e. Por consequência, CFM. Desonrou a classe médica. Passacao de pano explícita.
JAP
2022-01-25 13:29:32A associação médica do Brasil, está e ficará por muito tempo de quatro, se não BANIR esse pseudo médico( quediroBBBBBA ) dos quadros . VERGONHA. PAIS DE FAZ DE CONTA.
Suely
2022-01-25 12:24:47Qual atitude foi tomada contra esse pilantra, que se diz, médico e que ocupou a diretoria da Cardiologia. ? Até agora nenhuma
Marize
2022-01-25 11:03:47As associações médicas , TODAS, deveriam se posicionar... É um absurdo o que muitos médicos vem fazendo....É de uma cegueira ideológica tamanha. Muitos médicos seguem reproduzindo Fake news, com a maior facilidade. Chega a ser criminoso... Não estudaram imunologia? Não estudaram epidemiologia? Despreparados e irresponsáveis. Triste constatação.
Márcia
2022-01-25 07:06:51Nunca é tarde para a classe médica se manifestar na defesa do povo Brasileiro.
Jose
2022-01-25 06:02:39Nyco Penyco está desamparado e angustiado. O charlatão que o guiava morreu. Possivelmente, e ironicamente, de COVID, aquela gripezinha que ele dizia que poderia ser curada com overdoses de cloroquina e para a qual, segundo os Bozistas, nenhuma vacina tem efeito. Chora Nyco Penyco, chora! O teu dia está chegando!
Jose
2022-01-24 23:14:32Nyco Penyco, que tal fazer um harakiri público se o Bozo perder? Favor mandar convite. Estaremos lá para prestigiar a única coisa boa que vc fará nesta tia vida imunda e sem sentido. Nyco Penyco, o mais fétido dos bozistas.