Cortes no orçamento atingem Fiocruz, pesquisas e setor agropecuário
O presidente Jair Bolsonaro vetou despesas no orçamento que somam 3,1 bilhões de reais. Esse valor inclui 1,3 bilhão de reais de emendas de comissão e 1,8 bilhão de reais em despesas primárias discricionárias, ou seja, recursos de ministérios para investimentos e execução de programas. Entre os atingidos pelos cortes estão iniciativas voltadas ao setor...
O presidente Jair Bolsonaro vetou despesas no orçamento que somam 3,1 bilhões de reais. Esse valor inclui 1,3 bilhão de reais de emendas de comissão e 1,8 bilhão de reais em despesas primárias discricionárias, ou seja, recursos de ministérios para investimentos e execução de programas. Entre os atingidos pelos cortes estão iniciativas voltadas ao setor agropecuário, pesquisas em vários setores, a demarcação em terras indígenas e saneamento básico em terras quilombolas.
Em meio a uma alta da disseminação da Covid, os cortes de Jair Bolsonaro no orçamento atingiram até a Fundação Oswaldo Cruz, que em breve começará a fabricar a primeira vacina totalmente produzida no país. O presidente vetou a destinação de 12 milhões de reais para a Fiocruz realizar pesquisas de inovação na área de saúde.
Há previsão ainda de cortes de 25 milhões de reais para apoio a projetos de tecnologias aplicadas às políticas públicas de inovação e desenvolvimento sustentável do Brasil. Os recursos seriam executados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
A Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, sofreu corte de 40 milhões de reais que seriam destinados à implantação de saneamento básico em pequenas comunidades rurais e em comunidades tradicionais quilombolas.
Os cortes no Ministério da Defesa foram bem mais discretos do que em outras pastas. A construção de submarinos, por exemplo, teve corte de apenas 85 mil reais. O mesmo valor foi retirado de outros dois projetos: a implantação do Sistema de Aviação do Exército e da rubrica que garante a manutenção e modernização de sistemas de Comando e Controle do Exército. A sanção do orçamento foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Heloisa
2022-01-26 21:47:09Também esperar o que de um governo de GenocidaSociopata FAMILICIA completamente ignorante, “mau militar”, que só se especializou em Rachadinhas???
Rosana
2022-01-25 13:24:19Enquanto isso, o Fundão segue firme…
PAULO
2022-01-24 22:01:26O orçamento aprovado pelo Bolsonaro, ataca os 2 pilares da civilização, a democracia e a ciência. Ele não descartou tentar dar um golpe, então os setores alinhados com isso, foram preservados. O cachorrinho de painel de carro (astronauta da pasta da ciência / e o cara se formou no ITA...), deve ter balançado a sua cebecinha positivamente para isso, como sempre faz. É um imprestável. MORO PRESIDENTE 🇧🇷
MARIA
2022-01-24 16:55:51BOLSONARO, O PREDADOR DA SAÚDE E SEUS DOGUINHOS AMESTRADOS AGINDO CONTRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. BOM SERIA SE HOUVESSE FUZILAMENTO.
Sônia Adonis Fioravanti
2022-01-24 16:18:08MAS PARA ENCHER AS CUECAS DOS ALIADOS COR RUPTOS NÃO TEM CORTE SÓ AUMENTO DE VERBAS .LARA PIOS SEM CARA TER
Hierania
2022-01-24 14:37:44O desenvolvimento científico e tecnológico é primordial para o crescimento econômico e social do nosso País, mas o governo não tem esta consciência e atrasa o seu progresso. Vamos continuar subdesenvolvidos por um grande tempo ainda. Essa é a cegueira institucional.
Nyco
2022-01-24 12:47:41ATENÇÃO todos os ANTAS y sus ASININOS! _ Em 22/01/22, o site 'eleicoesaovivo.com.br'deu a largada para mais uma enquete para presidente 2022, com pequenas mudanças nos atores, confiram: _ Bolsonaro(MITO) _ Ex-Detento _ Iscariotes _ CangaCiro _ Chuchu _ Agripino _ Simone Tebet _ Alessandro Vieira _ André Janones e Felipe D'Avila _ ATENÇÃO! _ CORRAM todos lá e votem em seus candidatos preferidos. _ Nem vou pedir votos pro MITO porque ele já ganhou todas as enquetes realizadas em 2021.😆😆
Maria
2022-01-24 12:23:55É um absurdo. Vale tudo pra ganhar à reeleição. Desde reajuste do funcionalismo e verba eleitoral. Mas esquece que putros setores se sentirão traídos. Então a iniciativa nunca dará certo.
@MauroVS
2022-01-24 11:28:28O Brasil está mal acabado
Jose
2022-01-24 11:27:55Esta é a prioridade do orçamento Bozista: encher os bolsos dos corruptos brasileiros na esperança de se reeleger em outubro, kkkkkkkkkkkk. Não preciso dizer mais nada: bozistas são burros…muito burros. São muares piores do que o Joãozinho e o Nyco Penyco!