No Cazaquistão, população vai às ruas contra carestia e alta no preço do gás
Os protestos contra o aumento no preço do gás liquefeito no Cazaquistão começaram no dia 2 de janeiro em algumas cidades. Em pouco tempo, as manifestações se espalharam por todo o país e passaram a focar no ex-presidente Nursultan Nazarbayev. Nos últimos dias, um dos principais slogans gritados pelos manifestantes nas ruas era: "Velho, vá...
Os protestos contra o aumento no preço do gás liquefeito no Cazaquistão começaram no dia 2 de janeiro em algumas cidades. Em pouco tempo, as manifestações se espalharam por todo o país e passaram a focar no ex-presidente Nursultan Nazarbayev. Nos últimos dias, um dos principais slogans gritados pelos manifestantes nas ruas era: "Velho, vá embora". Uma estátua de Nazarbayev (foto) foi derrubada na cidade de Taldykorgan com o uso de um caminhão.
Aos 81 anos, com o título oficial de "líder da nação", foi Nazarbayev que emprestou seu nome para a capital do país, Nur-Sultan, antigamente conhecida como Astana. Ele foi primeiro-ministro da República Socialista Soviética Cazaque entre 1984 e 1989. Após o colapso da União Soviética e de suas repúblicas, ele assumiu, em dezembro de 1991, o cargo de presidente do Cazaquistão independente. Entre as suas principais decisões dessa época está a de se desfazer do arsenal nuclear e abrir o mercado de energia para investimentos externos.
Mas Nazarbayev, assim como outros líderes autoritários, não se desgrudou do poder e favoreceu seus parentes e amigos. Durante seus sucessivos mandatos, nunca foram realizadas eleições livres. Ele só renunciou em 2019, em meio a protestos. Mesmo assim, continuou comandando o país. Foi ele quem designou o seu sucessor, Kassym-Jomart Tokayev. Na última sexta, 7, o poste de Nazarbayev disse na televisão que deu ordens para a polícia "disparar para matar sem aviso prévio" contra os manifestantes.
No governo de Tokayev, Nazarbayev seguia como o líder do maior partido no Parlamento e como chefe do Conselho Nacional de Segurança. Ele só perdeu esse último posto após as últimas manifestações. Ainda assim, Nazarbayev é quem domina a economia local. Muitos dos que comandam as principais empresas do país, nas áreas de energia, mineração e no setor financeiro, foram designados por ele ou são seus familiares.
Segundo a ONG OpenDemocracy, a família Nazarbayev acumulou 330 milhões de libras, o equivalente a 2,5 bilhões de reais, em propriedades de luxo em Londres.
Com a população do Cazaquistão enfrentando dificuldades econômicas, a ira se voltou contra aquele que de fato manda no país. Rumores na imprensa local afirmam que Nazarbayev saiu do Cazaquistão com suas três filhas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Odete6
2022-01-09 22:04:37Por falar no Cazaquistão, fora do assunto mas pertinente ao tema, notícias de hoje: https://www.oantagonista.com/mundo/otan-esta-pronta-para-o-conflito-na-europa-diz-chefe-da-alianca/......só um cego, surdo, mudo e de nariz enrupido por opção, não enxerga essa vocação inabalavelmente expansionista da Rússia. que sempre se acirra quando trastes assassinos como Putin, o envenenador, se sente ameaçado em seu """cargo""":
MARCIO
2022-01-09 18:44:52Enquanto isso a Gadolândia bolsopetista puxa saco de Putin e seus amigos só por conta da troca de elogios entre Nero e Putin. Bando de vira latas
Jose
2022-01-09 17:43:45Governos militarizados são todos iguais. Roubam e deixam o país na miséria. Lá e aqui.
Sônia Adonis Fioravanti
2022-01-09 14:20:01Lembra BOZO E OS COR RUPTOS DO CENTRÃO ,liderados pelo PP do Ciro Nogueira O OPORTUNISTA ANTES ALIADO DO PT
Antonio
2022-01-09 13:15:18SÉRGIO MORO PARA PRESIDENTE EM 2002
Nilson
2022-01-09 13:10:27Mais um corrupto da esquerdalha que se acha dono do poder não quer lagar o osso. O povo tá certo.
Maria
2022-01-09 12:53:23Esse aí é discípulo do Lula ou vice-versa? MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2022-01-09 12:45:43Sempre assim, apoderam-se das riquezas, aplicam em outros países e depois quando arrebenta a corda fogem e o país que se arruma tchau.