Joe Biden ataca Trump ao lembrar da invasão ao Capitólio: 'Ele não consegue aceitar que perdeu'
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), fez um pronunciamento nesta quinta, 6, sobre a invasão do Capitólio há um ano, quando centenas de apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o prédio onde funciona o Congresso. O objetivo era atrapalhar a sessão conjunta do Colégio Eleitoral para reconhecer os resultados do pleito presidencial...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), fez um pronunciamento nesta quinta, 6, sobre a invasão do Capitólio há um ano, quando centenas de apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o prédio onde funciona o Congresso. O objetivo era atrapalhar a sessão conjunta do Colégio Eleitoral para reconhecer os resultados do pleito presidencial nos diversos estados americanos. Biden não citou nominalmente Trump, mas a menção ao ex-presidente republicano foi clara.
"A democracia foi atacada, simplesmente atacada", disse Biden de dentro do prédio do Capitólio. "Pela primeira vez, um presidente que perdeu uma eleição tentou impedir a transferência pacífica de poder, quando uma turba violenta invadiu o Capitólio. Mas eles falharam. Nós faremos o possível para que esse tipo de ataque nunca mais aconteça."
O presidente também citou as informações que vieram a público nos últimos doze meses, como aquelas relacionadas ao comportamento de Trump quando a invasão acontecia. "O que nós não vimos? Nós não vimos um ex-presidente, que tinha incitado a multidão para atacar, sentado na sala de jantar privada ao lado do Salão Oval, assistindo a tudo pela televisão e não fazendo nada pelos nossos. Enquanto isso, a polícia era atacada e vidas estavam correndo risco. Aquele não era um grupo de turistas. Aquilo foi uma insurreição armada. Eles não estavam querendo assegurar a vontade do povo. Eles queriam negar essa vontade", disse Biden.
Biden disse que o passado não pode ser deturpado e criticou a disseminação de informações falsas por Trump. "Aqui está a verdade. O ex-presidente dos Estados Unidos criou e espalhou uma teia de mentiras sobre a eleição de 2020. Ele fez isso porque valoriza mais o poder do que os princípios. Porque ele vê o seu próprio interesse como mais importante que os interesses dos Estados Unidos. Porque o seu ego machucado vale mais do que a nossa democracia e nossa Constituição. Ele não consegue aceitar que perdeu.", disse o atual presidente.
"Ele (Trump) só está buscando um pretexto para esconder a verdade. Ele não é apenas um ex-presidente. Ele é um ex-presidente derrotado. Derrotado por uma margem de mais de 7 milhões de votos em eleições justas e limpas", disse Biden.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Antonio
2022-01-06 15:44:35trump ainda teve votos demais
Jose
2022-01-06 12:06:09Vocês sabiam que o Dudu Bananinha estava lá nos Estados Unidos para acompanhar o golpe? Voltou de lá transtornado com o fracasso. Pior deve estar agora ao ver que o Bozismo derreteu e que sofrerá uma derrota fulminante. Ele já começa a se preparar para curtir a prisão perpétua por crime contra a humanidade.