Flerte com Lula mina 'plano B' de Alckmin em SP
Quanto mais longo for o suspense do ex-governador Geraldo Alckmin sobre ocupar ou não a vaga de vice na chapa do ex-presidente Lula em 2022, menores serão suas chances de voltar a comandar São Paulo. A avaliação foi feita tanto por um aliado quanto por um opositor de Alckmin. Essa análise vem acompanhada de uma constatação...
Quanto mais longo for o suspense do ex-governador Geraldo Alckmin sobre ocupar ou não a vaga de vice na chapa do ex-presidente Lula em 2022, menores serão suas chances de voltar a comandar São Paulo. A avaliação foi feita tanto por um aliado quanto por um opositor de Alckmin.
Essa análise vem acompanhada de uma constatação que pode custar votos para o tucano no ano que vem: a eleição para governador virou seu plano B.
Alckmin decidiu deixar o PSDB depois de ter sido escanteado pelo grupo do governador João Doria. Estava praticamente acertado com o PSD de Gilberto Kassab para sair candidato a governador pela quarta vez contra Rodrigo Garcia, vice de Doria.
Uma articulação feita pelo PSB do ex-governador Márcio França com o PT para emplacar Alckmin como vice na chapa de Lula embaralhou o cenário e seduziu o tucano e alguns de seus aliados mais próximos. Nesse novo desenho, Alckmin se filiaria ao PSB, e não mais ao PSD.
A chapa Lulalckmin, que até pouco tempo atrás seria impensável, ganhou força porque seus principais entusiastas, como Márcio França e o petista Fernando Haddad, querem tirá-lo da disputa pelo governo paulista.
Nos últimos dias, até o deputado Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, ofereceu a legenda para Alckmin sair como vice de Lula na eleição presidencial. O tema só cresceu no noticiário, em grande medida, estimulado pelo próprio tucano, quem tem dito que a conversa com o PT "caminha".
Alckmin já adiou para 2022 a decisão sobre seu destino partidário, que está diretamente atrelada à definição da questão que envolve a chapa de Lula. Ocorre que a simples especulação envolvendo a primeira opção vai minando a segunda.
Em agendas pelo interior de São Paulo, historicamente conservador, Alckmin já foi cobrado por eleitores inconformados com a possível aliança com o PT. Um aliado contrário à ideia já disse para o ex-governador que ele só tem a perder prolongando esse flerte com Lula caso decida, depois, disputar o governo paulista. E o time de Rodrigo Garcia já se prepara para explorar isso em um eventual embate na campanha estadual em 2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ROSANGELA FATURI MARAIA
2021-12-14 23:01:30Alckmin, se juntar-se a Lula será seu fim
Mara LEPESQUEUR Botelho Rodrigues
2021-12-14 06:07:30Parece-me que ele está sendo usado nesse baralho de cartas pra deixar livre o governo de SP para o Haddad, no final Lula dará um fora nele e ficará a ver navios
FERNANDO ANDRADE
2021-12-13 12:19:00Francamente, não dá para acreditar que o ex-governador Alckmin fará ( com todo respeito) uma idiotice dessas. Apesar de alguns "senões", Alckmin pode ser considerado um político do bem. Penso que o ex-governador está sendo mal orientado. Mas ainda há tempo. Que não seja uma segunda decepção, a exemplo de Fhc, que elogiou o ladrão, lavador de dinheiro e ex-presidiário. Há alternativas ( ainda que poucas) melhores, governador.
Max
2021-12-13 11:15:25A disputa pelo Poder dos mais altos cargos eletivos da política no BR não é estimulada por convicções ideológicas e por projetos de governo, mas por interesses pessoais que se transformam em toma lá dá cá quando eleitos. O “picolé de chuchu” é apenas mais uma peça desse jogo para “acomodar” a todos, sob as custas dos contribuintes. Estes, infelizmente, demoram a perceber que estão sendo sorrateiramente enganados. E o Brasil continua sua vida de país rico em reservas mas subdesenvolvido.
FRANCISCO
2021-12-12 23:50:05Só por pensar nessa aliança esse ex-governador para mim morreu eleitoralmente.
Marco
2021-12-12 21:34:19Nunca imaginei que Alckmin aceitasse algo assim. É realmente uma grande decepção de todos que tinham alguma simpatia com o Geraldo Alckmin, porque será como Mourão totalmente colocado de escanteio, esperando uma eventual vacância no cargo de presidente. É decepcionante.
ANTONIO
2021-12-12 21:25:03Alckmin vai entrar pelo cano se aceitar ser vice do bandido. Lula quer deixar o caminho livre para um candidato do PT ou aliado. Nunca conseguiu ganhar o governo de São Paulo e agora viu uma chance. Concorrendo ao governo de São Paulo Alckmin tem chance de ganhar. Como vice de Lula vai ser um Zé ninguém se o meliante ganhar
Fernao
2021-12-12 19:26:30O resumo da novels de 5 categoria é simples: Achava alckmin muito mediocre agors tenho certeza que ele é um total idiota e completo egoista
Maria
2021-12-12 18:23:15MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Platão
2021-12-12 16:20:35Amigo Paulo, com MORO PRESIDENTE 2022 faremos uma onda avassaladora para varrer a corrupção do Brasil…. !!! É isso que o povo brasileiro quer… !! Todos(as) as mãos e bundas sujas serão derrotados…!! Vamos às ruas e redes sociais pedir votos para MORO…!! Quem tem MORO luta por país melhor…!!