Para daqui a seis meses
A sanção da nova Lei do Cadastro Positivo pelo presidente Jair Bolsonaro (foto) nesta segunda-feira, 8, deve facilitar o acesso ao crédito dos brasileiros que são bons pagadores. Mas só daqui a seis meses. É o tempo que vai levar para ser formado o banco de dados em que se baseará o cadastro. O cálculo...
A sanção da nova Lei do Cadastro Positivo pelo presidente Jair Bolsonaro (foto) nesta segunda-feira, 8, deve facilitar o acesso ao crédito dos brasileiros que são bons pagadores. Mas só daqui a seis meses.
É o tempo que vai levar para ser formado o banco de dados em que se baseará o cadastro. O cálculo é do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa.
O serviço já é prestado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de empresas e de pessoas físicas com base em históricos financeiro e comercial. Atualmente, o banco de dados reúne informações de aproximadamente 6 milhões de pessoas.
Na cerimônia de sanção, o secretário disse acreditar que a nova base de dados chegue a 130 milhões de pessoas. "Inclusive 22 milhões de brasileiros que estão fora do mercado de crédito, embora já apresentem bons históricos de adimplência", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Adilson
2019-04-08 19:46:17Verdade Jorge, tem razão, mesmo porque quando o consumidor efetua quaisquer dúvidas que porventura venha atrasar, os banqueiros adoram porque são acrescidos juros, multas, enfim todos os encargos financeiros. O que está acontecendo hoje é que tem muita gente com nome sujo, outras com nome limpo, mas não consegue fazer nenhum tipo de financiamento porque não tem uma boa pontuação, o tal do score positivo no Serasa, esta distinção de bom e mau pagar já existe.
Jorge
2019-04-08 18:36:26Enganação pura!!! É lei feita pelos banqueiros e somente a eles aproveita. Acreditar que haverá que nos juros devido a essa lei é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Acorda Brasil!!!!!!!!!!!!!!
KEDMA
2019-04-08 18:06:45Muito boa notícia para os consumidores "positivos".
Aguia
2019-04-08 17:56:39Legal!!!... Mas, não seria, ‘de novo’, colocar o carro na frente dos bois? A não ser que também daqui a 6 meses haja uma queda enorme no desemprego. Porque quem vive de baixos salários (ou pela herança do petismo, nem disso) é quem, na real e esmagadora maioria dos casos, se torna mau pagador! Sim e mesmo assim, só cai na fatídica ‘inadimplência’, após ‘enterrado’ nos malignos Cartões de Credito.