Guedes vai à Câmara para explicar offshore e lucro com alta do dólar
Depois de tentativas frustradas de ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, duas comissões da Câmara dos Deputados vão questionar o chefe da pasta nesta terça-feira, 23, sobre suas movimentações financeiras no exterior por meio de uma offshore em paraíso fiscal. A convocação foi aprovada pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviços Públicos e de...
Depois de tentativas frustradas de ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, duas comissões da Câmara dos Deputados vão questionar o chefe da pasta nesta terça-feira, 23, sobre suas movimentações financeiras no exterior por meio de uma offshore em paraíso fiscal. A convocação foi aprovada pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviços Públicos e de Fiscalização Financeira e Controle.
Parlamentares do DEM, do PT, do PDT e do PSB são autores dos requerimentos para a convocação de Paulo Guedes. Inicialmente, o ministro seria convidado a apresentar explicações à Câmara, mas, diante de sua resistência em comparecer à casa, os deputados transformaram o convite em convocação – com isso, Guedes não pode faltar à sessão.
A Câmara quer saber se Paulo Guedes lucrou com a alta sucessiva do dólar, já que seus rendimentos na offshore são em moeda estrangeira. “É muito grave que um ministro use as vantagens do cargo, onde obtém informações privilegiadas, para lucrar milhões com uma empresa no Caribe", disse o deputado Elias Vaz, do PSB, um dos autores do requerimento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
André
2021-11-23 20:28:47Lembram do coaf? Pq tiraram do Moro?
José
2021-11-23 14:26:07Alguém ainda acredita nesse ministro?
Bruno
2021-11-23 13:50:43Lembrou um episódio dos anos 70. O Geisel deixou um dinheiro em um fundo, e surgiu a suspeita de que tivesse favorecido uma das empresas do fundo. Se estivesse a fim de sacanagem, não seria investindo em fundo.
MARCOS
2021-11-23 13:49:18ELE NÃO LUCROU MILHÕES. ELE ABRIU MÃO DA PRESIDÊNCIA DA SUA EMPRESA. QUEM LUCROU FOI A FAMÍLIA DELE QUE CONTINUA NA SOCIEDADE EMPRESARIAL. ELE NÃO. SÓ A ESPOSA E FILHOS. ELE NÃO.
Mario
2021-11-23 11:38:07Offshores são heranças do “trustee” que administrava na base da confiança a riqueza dos cavaleiros medievais que iam às cruzadas. Atualmente a City of London Corporation (espaço privado em Londres, mas não sujeito às leis britânicas) cumpre esse mesmo papel administrando grande parte do dinheiro sujo do mundo nas offshores (maioria de ilhas remanescentes do império britânico) protegendo o sigilo das aplicações dos seus donos. É uma das latrinas morais que o mundo ainda não conseguiu extinguir.
Nilson
2021-11-23 10:32:49Este sujeito é o pior ministro da economia da história deste país, explodiu a inflação, desestabilizou o cambio e destruiu a estabilidade economica. Só mesmo num governo descalibrado pra manter no cargo um oportunista, falastrão que mantém grana em paraiso fiscal pra não pagar IR como qq brasileiro. Ordenou a receita protestar as empresas com tributos atrasados desconsiderando a pandemia, além de autorizar os cartões de crédito a cobrança de juros de agiota aos inadimplentes. Liberal?? Uma farsa