CGU detecta superfaturamento milionário em construção de barragens em Pernambuco
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU, encontrou indícios de superfaturamento em aditivos de mais de 100 milhões de reais feitos em um contrato para construção e ampliação de pequenas barragens em comunidades rurais do estado de Pernambuco, governado por Paulo Câmara, do PSB. O dinheiro saiu dos cofres do Ministério do Desenvolvimento Regional,...
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União, a CGU, encontrou indícios de superfaturamento em aditivos de mais de 100 milhões de reais feitos em um contrato para construção e ampliação de pequenas barragens em comunidades rurais do estado de Pernambuco, governado por Paulo Câmara, do PSB.
O dinheiro saiu dos cofres do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água, mas teria sido desviado ao chegar na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário.
De acordo com o relatório, além de superfaturamento, ainda faltou a comprovação de gastos da ordem de 13,1 milhões de reais.
“Concluiu-se que não há garantias de que as barragens possam ser utilizadas para o maior período de estiagem possível e dentro do período de durabilidade esperada para esse tipo de obra, caso fossem executadas dentro dos padrões técnicos estabelecidos. No texto dos achados há a descrição das falhas encontradas com a finalidade de permitir a reposição ao Erário de valores desviados, além de auxiliar o trabalho de melhorias da gestão do Programa”, diz um trecho do relatório de auditoria.
Os técnicos da CGU ainda constaram que o governo federal não conta com estrutura necessária para realizar a fiscalização dos contratos e, dessa forma, evitar desvios de recursos. O relatório final apontou o fato de “a estrutura do Ministério (do Desenvolvimento Regional), em quantidade de pessoas, ser insuficiente para uma adequada fiscalização do convênio. Passa então o Ministério a se valer das informações cadastradas pelo Convenente no Siconv, realizando a fiscalização à distância”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
MARGARIDA
2021-11-08 11:46:30"Globo lixo" porque você não se identifica? Tem vergonha das sandices que posta?
Sônia Adonis Fioravanti
2021-11-06 18:56:19SÓ COR RUPTOS ABOCANHANDO NOSDO 💰SEM A LAVA JATO E COM PROCURADORES PUNIDOS ,A ESCÓRIA COR RUPTA ENCHEM AS CUECAS
João
2021-11-06 18:27:46Tadinho desse Robinson,tão burrinho………
MARCOS
2021-11-06 18:10:24TODOS PICARETAS.
Robinson
2021-11-06 16:03:33E assim vai sendo realizado o mensalão do Bol so naro.
Globolixo
2021-11-06 15:38:29Honestidade somente nossos bolsonaros neste país! O resto dao ratos!
Paulo Santos
2021-11-06 14:09:28A família Bezerra “dona” de Pernambuco, deve ter embolsado boa parte deste dinheiro. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷