Bolsonaro mente ao dizer que Brasil é o país que 'menos sofre' com a inflação
Na tradicional live semanal, Jair Bolsonaro (foto) voltou a reclamar nesta quinta-feira, 30, das críticas pela alta dos valores do gás de cozinha e dos combustíveis. Sem apresentar dados concretos, o presidente da República afirmou que o Brasil é o país que "menos sofre" com a inflação e disse que não pode "fazer milagre" para...
Na tradicional live semanal, Jair Bolsonaro (foto) voltou a reclamar nesta quinta-feira, 30, das críticas pela alta dos valores do gás de cozinha e dos combustíveis. Sem apresentar dados concretos, o presidente da República afirmou que o Brasil é o país que "menos sofre" com a inflação e disse que não pode "fazer milagre" para reverter a elevação dos preços.
"Não é apenas no Brasil que tivemos inflação. Inflação estamos tendo no mundo todo e muito maior em alguns itens do que aqui no Brasil. Só o gás na Inglaterra... A inflação do gás foi de 300% em dois meses. Também há inflação na França e em vários países europeus. E o Brasil é um país que está com dificuldades? Está. Mas é o que menos está sofrendo neste quesito. Não posso fazer milagre. Alguns querem que eu interfira, na canetada, para manter o preço lá embaixo. Se eu fizer isso, o caos se instala", argumentou.
Estudos de entidades renomadas contradizem Bolsonaro. Levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, mostra que o Brasil está em terceiro lugar no ranking de inflação da América Latina, atrás somente da Argentina e do Haiti.
Além disso, projeção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, OCDE, indica que o Brasil atingirá em 2021 a terceira maior taxa de inflação entre as vinte principais economias do mundo, perdendo apenas para Argentina e Turquia.
Bolsonaro acrescentou que, embora alguns o acusem de "tirar o corpo fora", ele está somente "falando a verdade" ao culpar a crise mundial e governadores pela escalada dos preços. "Buscamos resolver os problemas. A Petrobras deve anunciar, nos próximos dias, espero que se concretize, uma política de, a cada dois meses, entregar um botijão de gás para o pessoal do Bolsa Família. É uma ajuda, um alento, porque muita gente ali não tem condições de sobrevivência mesmo".
O presidente voltou a cobrar que mandatários estaduais zerem o imposto estadual incidente sobre o gás de cozinha, como planejam, por exemplo, os governadores de Roraima e de Rondônia. Segundo Bolsonaro, caso a mudança seja implementada, abre-se a possibilidade de venda direta da refinaria ao consumidor e, assim, o preço do botijão pode cair pela metade.
"Nós vamos ver o que podemos fazer de modo que se permita a venda direta do botijão de gás nestes estados. Então, vai custar, em média, 50 reais. Você pode juntar seu condomínio e, todo mês, alugar um caminhão e ir buscar lá na Petrobras".
Bolsonaro ainda defendeu a aprovação pela Câmara do projeto que torna o ICMS de combustíveis ad rem -- ou seja, fixo por quantidade. "Alguns estados estão anunciando a redução do percentual ICMS. Mas não é a solução. A solução é cada estado ter seu valor fixo. Eu não vou interferir. Rio de Janeiro, São Paulo, DF, RS, Ceará, Bahia, cada governador decida o percentual do ICMS."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leandro
2021-10-07 10:13:50JB nunca será um presidente. Até hj não assumiu. Não tem compromisso com a verdade nem com as necessidades de povo. Seu compromisso é defender as mazelas da família, dos amigos - garimpeiros, madeireiros, grileiros, milicianos… esqueci algum? E ainda usa o nome de Deus pra enganar os pobres.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-01 16:14:41quem mente é o jorNAZISMO criminoso cúmplice da quadrilha a mentir caluniar e manipular ignorantes .. vagabundos .. canalhas .. vendidos.
Marcello
2021-10-01 11:10:42Tão naturalmente, que, verdade, faz parecer!
Humberto
2021-10-01 06:53:12Deve ser o Brasil do Cercadinho!!! Olha que o PT volta??? Muuuuuuuuuuuuu
Carlos Renato Cardoso da Costa
2021-10-01 05:55:52Além de mentiroso é estúpido. Esse é o tipo de mentira que todo brasileiro reconhece como tal ao ver o dinheiro se esfumar após comprar meia dúzia de itens.
Odete6
2021-10-01 02:39:26broncossauro tem sua """estatística pessoal""" em que o """pesquisado""" é só ele mesmo. E sobre a verborragia dele do dia: ""Nosso trabalho""...que trabalho????? O malandro não trabalha!!!! ""Fui forjado"".... pra quê???? pra reproduzir 4 crias ladras pervertidas???? ""Não há corrupção no desgoverno"".... Ah, vai ser cínico assim na Fossa das Marianas!!!! E a avestruzlândia engolindo rindo!!!!!!
Theo
2021-10-01 00:41:58Bolsonaro mentiu? Qual é a novidade?
Jose
2021-09-30 23:18:00A grande questão científica do século é descobrir quem tem mais capacidade cognitiva: uma pedra inerte ou um bozista. Os experimentos recentes indicam que a pedra ganha por ampla margem.
Jose
2021-09-30 23:09:23Bozistas. Aqui está a ficha corrida do papagaio de vocês: Em 2008, Hang teve uma terceira condenação, bem mais pesada: foi sentenciado a treze anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Hang não precisou cumprir a pena a que fora condenado. Foi salvo por sua banca de advogados, que incluía o criminalista Nabor Bulhões e o ex-ministro da Justiça do governo Lula, Marcio Thomaz Bastos. Fonte: Revista Piaui. Leiam a revista para descobrir mais.
Sillvia2
2021-09-30 23:02:27Claro que na vida palaciana de quem não sabe governar por puro despreparo, não existe inflação…