Ato contra Bolsonaro tem manifestantes de branco e presidenciáveis
Com a presença de presidenciáveis, manifestantes vestindo branco e uma diversidade de bandeiras, milhares de pessoas foram à Avenida Paulista neste domingo, 12, para participar do ato contra o governo organizado pelo Movimento Brasil Livre e pelo Vem pra Rua. O protesto foi alvo de críticas de bolsonaristas e de petistas nas redes sociais, mas...
Com a presença de presidenciáveis, manifestantes vestindo branco e uma diversidade de bandeiras, milhares de pessoas foram à Avenida Paulista neste domingo, 12, para participar do ato contra o governo organizado pelo Movimento Brasil Livre e pelo Vem pra Rua.
O protesto foi alvo de críticas de bolsonaristas e de petistas nas redes sociais, mas reuniu pessoas de vários espectros políticos, como o presidenciável Ciro Gomes, do PDT, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e até parlamentares do PSOL, como a deputada estadual paulista Isa Penna. O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, anunciou que vai se juntar aos atos mais tarde.
A manifestação surgiu com o mote "Nem Lula nem Bolsonaro", mas os organizadores mudaram o slogan para "Fora, Bolsonaro", para tentar atrair participantes da esquerda.
O PT, entretanto, se recusou a reforçar o protesto e militantes do partido usaram as redes sociais para criticar o ato. Bolsonaristas seguiram o mesmo caminho: parlamentares, como a deputada Bia Kicis, e até ministros do governo, como Fábio Faria, das Comunicações, usaram as redes sociais para tentar ridicularizar os protestos. Em Brasília, o ato na Esplanada dos Ministérios teve baixíssima adesão.
Em São Paulo, entretanto, onde estava confirmada a presença de personalidades políticas, o movimento é intenso. A maioria das pessoas usa branco, como orientaram os organizadores, mas as bandeiras erguidas no protesto são coloridas -- os participantes levaram símbolos do movimento LGBT, bandeiras de partidos, como o PDT, do MBL, e até cartazes com a imagem da vereadora Marielle Franco, morta em 2018, no Rio de Janeiro.
Integrantes do Vem pra Rua encheram bonecos infláveis do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Jair Bolsonaro. Os símbolos, entretanto, dividiram a militância. "A infantilidade do Vem pra Rua com esse bonecão desnecessário pode levar uma construção inteira para o buraco. Deprimente", criticou Renan Santos, uma das lideranças do MBL.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisca
2021-09-13 11:33:47Ninguém pode se surpreender com a leveza das manifestações, a 5 dias de um golpe de estado, ainda por merecer tradução. Ficamos confusos, e só agora estamos despertando. Parabéns aos Governadores, menos aqueles que se afastaram para outros estado, pelo combate assertivo. Parabéns aos Secretários Estaduais d Seguranca, por terem contido tolos policiais que se deixaram iludir com passeios d moto, e terem protegido a República. Já está em curso nova ilusao, oferta d casa própria aos policiais.
William
2021-09-13 11:30:41Vcs ESTÃO precisando de uma lupa.😁😅😃😄😄😂🤣🐁🐁🐁🐁🐁
Bozo
2021-09-13 10:16:42O tal do eleitor que quer a terceira via, não passa de um petista envergonhado. kkkkkkk Chora bb..
Leandro Domingues
2021-09-13 08:51:37A meta atual é extirpar o genocida da cadeira de presidente, não pode continuar. Não governa, atrapalha a economia do país, piora o desemprego, causa fissuras profundas na sociedade, desagrega a sociedade. A bandeira já está estiada, Nem Lula Nem Bolsonaro, a maioria esmagadora do Brasil é contra os dois. Precisamos de políticos que dialogam, que sejam corretos, sem radicalismo. Neste caso, me parece que Simone Tebet e Alessandro Vieira são ótimas opções em 2022.
José Carlos Borges Teixeira
2021-09-13 07:09:16Existem duas alternativas, Sérgio Moro ou Lula. Vamos Sérgio Moro, você já provou que não tem medo!
Francisco
2021-09-13 06:28:36" milhares de manifestantes" devem ter contado até o efetivo do policiamento, escalado p a Paulista.
ENDERSON
2021-09-12 23:00:42O senso de ridículo deste pasquim não existe!!! O fracasso faz parte da caminhada, vocês por experiência própria deveriam já saber disso!!! Estão se tornando Losers profissionais!!!
Roberto
2021-09-12 22:52:27Manifestação Fica em Casa...
Leonardo
2021-09-12 22:37:34Milhares tá um pouco forçado , sejam criativos, pega mal assim.
Irônico
2021-09-12 22:02:13Segundo o Mandetta, o pico foi no dia 07/09/2021.