Após cinco dias de ocupação por bolsonaristas, Esplanada é liberada
A Esplanada dos Ministérios foi liberada por volta do meio dia desta quinta-feira, 10, após manifestantes e caminhoneiros permanecerem no local por cinco dias em uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso. A entrada de automóveis estava restrita desde domingo, 5, mas, no dia seguinte,...
A Esplanada dos Ministérios foi liberada por volta do meio dia desta quinta-feira, 10, após manifestantes e caminhoneiros permanecerem no local por cinco dias em uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso.
A entrada de automóveis estava restrita desde domingo, 5, mas, no dia seguinte, o grupo furou o bloqueio policial e ocupou a área. De acordo com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, ainda há poucos manifestantes na região, "que estão saindo voluntariamente". "A previsão é que deixem o local até o final do dia de hoje", completou a pasta.
A desocupação acontece um dia após Bolsonaro divulgar uma carta à nação em que recua dos ataques ao STF, dizendo que jamais quis "agredir" quaisquer poderes e afirma ter se deixado levar pelo "calor do momento" nos atos do Sete de Setembro, quando chamou Alexandre de Moraes de "canalha" e pregou a destituição de ministros.
De acordo com a Secretaria, embora o trânsito na Esplanada tenha sido liberado, o acesso à Praça dos Três Poderes segue restrito. O local, que abriga o Planalto, o STF e o Congresso, está protegido por grades e uma linha de policiais militares. O gabinete de gestão de crise da pasta permanecerá instalado até a completa desobstrução.
"A área central de Brasília permanece sob monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e forças de segurança locais, por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e equipes em campo. O objetivo é garantir a segurança de todos que circulam na região. O policiamento permanece reforçado", concluiu a pasta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maria
2021-09-10 14:49:21não esqueça no próximo domingo dia 12 . Fora Bolsonaro impeachment já