Em live, Bolsonaro poupa Moraes e diz que pode conversar com Barroso, mas debocha de ministro
Em uma transmissão ao vivo de quase uma hora, Jair Bolsonaro (foto) buscou explicar a seus apoiadores o recuo quanto aos ataques de Alexandre de Moraes. O presidente disse, ainda, que adiante pode conversar com Luís Roberto Barroso, com quem protagoniza embates desde o debate sobre a implementação do voto impresso nas eleições, mas, logo...
Em uma transmissão ao vivo de quase uma hora, Jair Bolsonaro (foto) buscou explicar a seus apoiadores o recuo quanto aos ataques de Alexandre de Moraes. O presidente disse, ainda, que adiante pode conversar com Luís Roberto Barroso, com quem protagoniza embates desde o debate sobre a implementação do voto impresso nas eleições, mas, logo depois, debochou do ministro.
Depois de declarar numa nota pública que jamais quis agredir quaisquer poderes, Bolsonaro fez menção, por exemplo, ao panorama econômico para justificar o passo atrás. "Pessoal, eu sou o chefe da nação", iniciou. "Você quer a gasolina mais barata, não quer? O álcool, o gás. Isso tudo está indexado ao preço do dólar", comentou o presidente que, até semana passada, culpava governadores pela alta do combustível.
"De imediato, por volta das 15 horas, quando publicamos a nota, a Bolsa subiu e, geralmente, quando a Bolsa sobe, o dólar cai. O dólar caiu praticamente 2%. Espero que continue caindo amanhã", emendou.
Na tentativa de reproduzir em seus atos o tom conciliador adotado na nota, por Michel Temer, Bolsonaro elencou as razões que levaram a população às ruas no feriado nacional sem fazer menção ao nome de Moraes.
"O povo foi defender sua liberdade, lutar por liberdade de expressão, contra a desmonetização de páginas e também uma parcela falando em eleições transparentes, lutaram também dizendo que todos tem que se curvar à Constituição, sem exceção, não interessa quem seja a pessoa -- o presidente da República ou um simples trabalhador na ponta da linha", disse.
Bolsonaro ainda reclamou dos militantes que, durante as manifestações, entoam a expressão "Eu autorizo", em referência ao aval para uma intervenção militar. "Muitos querem uma reação imediata, em especial do presidente. Ah 'eu autorizo'. Eu não vou sair das quatro linhas da Constituição", pontuou.
O presidente, no entanto, deixou transparecer a insatisfação com as decisões do ministro que determinaram buscas e apreensões e prisões contra aliados do Planalto responsáveis pela difusão de notícias falsas e pela organização de atos antidemocráticos.
De acordo com Bolsonaro, os cidadãos querem, por exemplo, ter a certeza de que não acordarão com a Polícia Federal em suas casas "por fake news". "Fake news... Se você desconfiar do voto eletrônico é fake news. Olha, se você não der o direito de as pessoas terem uma opinião diferente da sua, você vai partir para a ditadura".
Em relação a Barroso, Bolsonaro disse que levou um "cacete" do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, referindo-se ao pronunciamento em que o ministro declarou que, na democracia, só não há espaço para os que querem destrui-la. Ele, porém, não arredou o pé da defesa do voto impresso e, logo na sequência, debochou do ministro.
"Todo mundo quer transparência, Barroso. Acho que quem apresenta uma proposta para a gente para o nosso trabalho ser melhor tem que ser elogiado e, não, criticado", alegou. "Barroso, as urnas são penetráveis. Entendeu, Barroso? O pessoal pode penetrar nelas”, disse, entre risadas, acrescentando que as justificativas do ministro "não convencem ninguém".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo
2021-09-10 15:47:00Tem gente que acredita até em Boi da Cara Preta, imagina se não vão acreditar no Bolsonaro ?
Jose
2021-09-10 14:52:44Por favor, É salutar criarmos expectativas em mitos ou deuses que não nos levam a um Porto Seguro ? Vamos escolher melhor nossos gestores ( porque os políticos) só pensam NELES , não acham? BRASIL, país de faz de conta.
Jose
2021-09-10 14:45:04Boa tarde . Senhores , senhoras . Vamos exercitar a tolerância, eu por exemplo sempre fui contra o PT , e contra o bolsonarismo , cirismo, dorismo , lulismo e por aí vai . Agora ser assim não me dá o direito de OFENDER quem pensa diferente de mim , apesar de não aceitar . Olhem o que vejo: Um povo com tantas necessidades insatisfeitas ( várias) , que DERIVAM essas insatisfações para (pontos OU fantasias ) que no meu entender ofuscam suas necessidades criando mitos , deuses etc. Isso f mal .
VIDAL
2021-09-10 10:07:18Bolsonaro convocou a tropa para o campo de batalha - eu fui- mostrou poder de fogo e se valeu disso para negociar com o inimigo seus interesses próprios, sem nenhuma preocupação com os do Brasil. Canalhice inominável! Acabou! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Fabio
2021-09-10 08:36:23É um arregão, mas não dá pra confiar. Provavelmente continuará a fazer ameaças à democracia, principalmente quando não tiver mais poder algum de barganha.
Antonio
2021-09-10 08:13:06A Cruzoe , após sensura do STF , passou a ser uma revista tendenciosa e comunista/socialista. NÃO RENOVAREI MINHA ASSINATURA. EU E MUITOS. VÃO FALIR......COMO TANTAS OUTRAS VERMELHAS TENDENCIOSAS. LAMENTÁVEL
Odete6
2021-09-10 07:02:11🤔🤔🤔🤔🤔🤔 Aaaaahhhh.....e a conversa com o corvo gigi mente, foi com certeza pra garantir a soltura dos patetóides quando forem presos!!!! Agora entendi!!!! 🤨🤨🤨🤨🤨🤨
Sonia
2021-09-10 02:16:44É da natureza dele ser assim e não tem jeito pq não compreende. Diz e desdiz, faz e desfaz. Enqto isso, não governa porque não sabe. Que lástima!
JoséCarlosOlivares
2021-09-10 01:30:40É extremamente lamentável ter um indivíduo com esse caráter em posição tão importante. Barroso disse tudo e mais alguma coisa. Chamou de farsante entre outras qualificações. Parabéns, Barroso.
ALEXIS
2021-09-10 00:57:30BolsoNAZI nao cansa de ser ridiculo