Após reunião com ministros, Fux decide rebater ataques de Bolsonaro nesta quarta
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), reagirá ao mais duro ataque de Jair Bolsonaro à corte no início da sessão agendada para esta quarta-feira, 8. A decisão foi tomada durante uma reunião por videoconferência com os demais ministros. Os integrantes da Suprema Corte conversaram pelo Zoom após os discursos de Bolsonaro na...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), reagirá ao mais duro ataque de Jair Bolsonaro à corte no início da sessão agendada para esta quarta-feira, 8. A decisão foi tomada durante uma reunião por videoconferência com os demais ministros.
Os integrantes da Suprema Corte conversaram pelo Zoom após os discursos de Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios e na Avenida Paulista. Na reunião, classificaram como "graves" as ameaças do presidente da República ao tribunal.
Em Brasília, pela manhã, Bolsonaro chegou a cobrar de Fux ações para "enquadrar" Moraes. O ministro virou um dos principais desafetos do presidente após inclui-lo no rol de investigados do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ameaças a membros do STF, além de autorizar a prisão de aliados do Planalto diretamente envolvidos na organização de atos antidemocráticos.
Na Avenida Paulista, Bolsonaro subiu ainda mais o tom -- chamou Moraes de "canalha" e anunciou que não acatará mais as decisões do ministro, embora não haja previsão legal para tal postura.
"Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas, turve a nossa democracia e ameace a nossa liberdade. Dizer a esse ministro que ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda de arquivar seus inquéritos -- ou melhor, acabou o tempo dele. Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha! Deixa de oprimir o povo brasileiro. Deixa de censurar o seu povo. Mais do que isso, nós devemos, sim, porque falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade", disparou.
O presidente informou que convocaria para esta quarta-feira uma reunião do Conselho da República, órgão superior de aconselhamento do Planalto, que se pronuncia sobre medidas de exceção como a intervenção federal e os estados de defesa e de sítio, além de "questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas". Nenhum dos integrantes do colegiado, porém, recebeu o convite.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Monica
2021-09-08 14:39:05Se a postura do STF não for muiiito dura, será a total desmoralização do judiciário.
ANTONIO
2021-09-08 13:35:21CORPORATIVISMO DOS TOGADOS SEM VOTOS. FAZEM O QUE QUEREM. SOLTAM BANDIDOS A TODA HORA, RASGAM A CF/88 E O SENADO DE BANDIDOS EM CONLUIO NÃO FAZ NADA.
Osvaldo
2021-09-08 13:00:41Onde estão as mortes que esse jornaleco de fundo de quintal torceu para existirem nas manifestações? Bossais de merda.
Heraldo Marques Figueiredo
2021-09-08 11:45:24Cabeça não é só para carregar peruca; toma uma decisão, Fux.
Odete6
2021-09-08 05:58:12Adoráveis os últimos espetáculos de burrice extrema do broncossauro: o néscio está acumulando crimes que o levarão direeeeeto pra cadeia!!!! Bobear, o conduzirão a pé, pra não despendermos nem mais um centavo do erário, somado a tudo o que já nos subtraiu, com as despesas que daria indo de camburão!!!!!
Carlos
2021-09-08 00:10:04Quem se interessará pela “avaliação” sobre o pronunciamento do presidente, que virá do trôpego stf já em adiantado estado de putrefação?
PAULO
2021-09-07 22:36:43Durante o discurso do PR, a peruca do Fux deu uma girada completa na careca e parou uns 3 cm/s mais próxima da armação do óculos.
NELI
2021-09-07 22:35:25Se me permite Márcia, assino embaixo, é exatamente assim que me sinto. Que desânimo!
Márcia
2021-09-07 22:07:15Nós somos mesmo um país sem futuro...hoje tivemos um picareta sociopata com delírios autoritários de um lado da cidade e do outro uma turma que defende um corrupto pilantra liberado por um STF com alguns integrantes ignóbeis. Um Congresso repleto de corruptos repugnantes ditando leis mais repugnantes ainda. Tudo por escolha do povo...somos uns Mer.das.
luiz antonio - rj
2021-09-07 21:37:13Bolsonaro é um falastrão. Gritou "acabou, porr4" e veio a fila do centrão pra enrab4-lo.