Convocação de Conselho da República é mais uma bravata de Bolsonaro que não sairá do discurso
Após ser desmentido pelos chefes do Judiciário e do Legislativo a respeito da realização de uma reunião do Conselho da República nesta quarta-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro decidiu convocar os integrantes do primeiro escalão do governo para uma reunião ministerial. No encontro, que deve ser realizado no Palácio da Alvorada, Bolsonaro e seus assessores...
Após ser desmentido pelos chefes do Judiciário e do Legislativo a respeito da realização de uma reunião do Conselho da República nesta quarta-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro decidiu convocar os integrantes do primeiro escalão do governo para uma reunião ministerial. No encontro, que deve ser realizado no Palácio da Alvorada, Bolsonaro e seus assessores farão uma avaliação política dos atos do Sete de Setembro.
O vice-presidente Hamilton Mourão também integra o chamado Conselho de Governo. O general, entretanto, manteve-se distante dos atos golpistas desta terça-feira, durante o qual manifestantes pediram o fechamento de instituições e a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Segundo o Planalto, o Conselho de Governo tem como finalidade “assessorar o presidente da República na formulação de diretrizes de ação governamental”. O grupo se reúne quando o próprio presidente convoca os membros para reunião e designa um deles para presidir o encontro. Convocar o Conselho de Governo foi uma saída diante do fiasco na tentativa de marcar uma reunião do Conselho da República.
Órgão superior de aconselhamento da Presidência, o Conselho de Governo se pronuncia sobre medidas de exceção, como a intervenção federal e os estados de defesa e de sítio, além de "questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas". A convocação após os atos golpistas suscitou a preocupação de que Jair Bolsonaro teria a intenção de articular a intervenção em outros poderes.
"Amanhã, estarei no Conselho da República. Juntamente com os ministros. Para nós, juntamente com o presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal, com esta fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos deveremos ir", disse, durante um discurso na Esplanada dos Ministérios. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, disseram desconhecer qualquer reunião do colegiado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aniete de Barros Fagundes
2021-09-08 18:22:41O problema de comunicação do presidente da república é mais sério : falta-lhe vocabulário e tambem conceitos básicos das palavras que profere. Não sabe sequer a diferença entre “conselho de governo” e “conselho da república “. Talvez nem veja diferença nenhuma entre esses dois conceitos , “ governo e república”. Essa ignorância crassa é pior que a de Lula, que estudou somente até o terceiro ano primário da escola fundamental…
Aleardo Martire pastore
2021-09-08 08:32:55Agora alguém explica o que o STF é responsável pela crise econômica do país?
MARCOS
2021-09-08 07:27:57Isso é um “louco de pedra”, assim como o outro molusco. 🦑
Marcia
2021-09-08 05:56:44ahaahajajajJajahahahahaaaa o gehnocihda miliciano nem vai dormir pq sabe a m...que fez.Percebia-se o tempo todo a cara de apavorado do GEhNOCIDA, em nenhum momento ele transpareceu feliz e tranquilo, pelo contrário,como nunca ele parecia A P A V O R A D O.Certo que vai cair até o fim de semana.
Carlos
2021-09-08 00:16:55Se é que entendi, Crusoé considera normais as decisões monocráticas de Alexandre de Moraes?
MARIA
2021-09-07 22:49:58E pensar que ainda tem maluco que acredita nesse louco de hospício...eles se completam. Bolsonaro está rodopiando mais que biruta de aeroporto. Está totalmente ensandecido, precisando de um sossega-leao na veia. Pirou.
Nyco
2021-09-07 22:47:17Dia 12/SET é a chance de vocês, esquerdopatas, de demostrarem toda a sua capacidade para a baderna, arruaça, incêndios e quebra-quebra. Não lota um quarteirão, podem escrever aí em suas cadernetas sebosas. ___ Bolsonaro 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.
Márcia
2021-09-07 22:14:02O falastrão ignóbil deu outro tiro no pé. Agora mais ainda, o golpe se torna, na cabeça doentia dele, a única saída para o desastre do seu governo.
Jaqueline
2021-09-07 20:47:48Dia 12/09, vamos para rua
ROQUE
2021-09-07 20:43:32Reunião de um homem só! Puro delírio!