Senadores disputam relatoria de projeto que desfigura a Lei de Improbidade
Após ser aprovada a toque de caixa na Câmara dos Deputados, sem que houvesse debate nas comissões ou consulta popular, a proposta que desfigura a Lei de Improbidade Administrativa ganhou novo ritmo no Senado Federal. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco, determinou que o projeto seja apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de...
Após ser aprovada a toque de caixa na Câmara dos Deputados, sem que houvesse debate nas comissões ou consulta popular, a proposta que desfigura a Lei de Improbidade Administrativa ganhou novo ritmo no Senado Federal. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco, determinou que o projeto seja apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o plenário. A decisão frustrou os planos de parlamentares que pressionavam por uma nova votação a toque de caixa.
No colegiado comandado por Davi Alcolumbre, já começaram as articulações para a escolha do relator. Crusoé apurou que quatro parlamentares postulam a relatoria do projeto: Nelsinho Trad e Irajá Abreu, ambos do PSD, Weverton Rocha, do PDT, e Kátia Abreu, do Progressistas.
Entidades contrárias às mudanças na Lei de Improbidade, como associações que representam integrantes do Ministério Público, preferem Antônio Anastasia, do PSD, Álvaro Dias, do Podemos, ou Alessandro Vieira, do Cidadania. O nome de Anastasia pode ser viável e unir os grupos.
Nos últimos dias, representantes de entidades contrárias às mudanças radicais na lei fizeram uma peregrinação pelo Senado para alertar parlamentares sobre os riscos da alteração. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Murrieta, promotores e procuradores se reuniram com o senador Davi Alcolumbre. Roberto Livianu, do Instituto Não Aceito Corrupção, também esteve com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do DEM.
Associações que representam prefeitos de todo o país, como a Associação Brasileira de Municípios e a Confederação Nacional dos Municípios, são favoráveis à redação do texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Entre os problemas apontados por especialistas está a eliminação da punição de atos culposos cometidos por agentes públicos. O substitutivo que desfigurou a Lei de Improbidade é de autoria do deputado Carlos Zarattini, do PT.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Edmundo
2021-08-25 05:22:21O mais do mesmo. o verdadeiro "DOMÍNIO DO MAL" está no Congresso Nacional. Juntando a Pandemia, a "Presidência", a "Procuradoria", o "TCU", o "STF", não se vê ou se ouve, uma notícia positiva. A ignorância, o clientelismo e os acordos espúrios estão presentes em todos, sem exceção, processos e projetos, mesmo àqueles com aparência de avanço institucional. Falta muito pouco para o caos total.
Vera
2021-08-23 15:21:46Nossa Senhora! Tudo o que a gente lê é altamente desanimador quanto ao Brasil um dia dar certo! Cresci com o lema"O Brasil é o país do futuro".Envelheci e este futuro nunca chegou. Nossa classe política é ordinária e acaba com a esperança de todos os brasileiros de bem!
Maria
2021-08-23 14:38:31Nossa! Tudo pra retroagir aos tempos dos coronéis. Anos 30,40 e 50 na veia.
Orchidea
2021-08-23 13:37:00O PT continua o mesmo ,nenhum um pudor quando se trata de aliviar os ilícitos dos ditos " companheiros " . O relator da desfiguração da Lei de Improbidade seguiu as diretrizes do PT, partido que só nos vergonha .
MARCOS
2021-08-23 10:44:33A peregrinação pelo senado é uma medida inócua. 2/3 dos parlamentares são criminosos e não vão abrir mão de continuar roubando.
Wanderlei
2021-08-23 08:52:22Dos quatro postulantes citado é difícil saber qual é o pior da espécie.
Sônia Adonis Fioravanti
2021-08-23 08:35:35COM O FICHA SUJA LIRA DO PP E COM O AMIGO DO ARAS ALCOLUMBRE ,o fim da punição do desvio do nosso 💰por cor RUPTOS do congresso ,caminha a passos largos.A ES CORIA NO COMANDO DO PAÍS
MARCOS
2021-08-23 07:23:35O que pode-se esperar de 80% desse senado. Todos com contas a prestar à lei vão rejeitar a sse prijetoalgo que os incrimine
Jose
2021-08-23 07:13:35Petralhistas = Bozogenocidas. Ambos grupos são compostos por muares corruptos.