Ex-secretário do DF que deve depor à CPI tem viagem autorizada a Manaus
A Justiça Federal comunicou a CPI da Covid que autorizou Francisco Araújo Filho (foto) a realizar uma viagem a Manaus entre a última quinta-feira, 12, e 22 de agosto. O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal tem depoimento agendado na comissão neste meio tempo -- ele foi convocado a prestar esclarecimentos na próxima terça-feira, 17....
A Justiça Federal comunicou a CPI da Covid que autorizou Francisco Araújo Filho (foto) a realizar uma viagem a Manaus entre a última quinta-feira, 12, e 22 de agosto. O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal tem depoimento agendado na comissão neste meio tempo -- ele foi convocado a prestar esclarecimentos na próxima terça-feira, 17.
O depoimento de Francisco Araújo é defendido desde o início dos trabalhos da comissão pelo senador Izalci Lucas, adversário político de Ibaneis Rocha e potencial candidato ao governo do Distrito Federal em 2022. O ex-secretário foi denunciado e preso na Operação Falso Negativo, que mirou irregularidades na compra de testes rápidos para detecção da Covid-19 para a rede pública de saúde da capital.
Os exames foram vendidos ao GDF pela Precisa Medicamentos, implicada ainda no escândalo Covaxin -- a empresa atuou como intermediária na negociação entre a Bharat Biotech e o Ministério da Saúde pelo fornecimento de 20 milhões de doses da vacina indiana ao custo de 1,6 bilhão de reais.
O ministério decidiu cancelar o contrato para a compra do imunizante depois de o deputado Luis Miranda e o irmão dele e chefe da Divisão de Importação da pasta, Luis Ricardo, denunciarem indícios de corrupção na negociação e de a Controladoria-Geral da União identificar problemas no processo, como a entrega de documentos fraudados pela Precisa e atrasos na entrega das vacinas.
Araújo precisou do aval da Justiça para viajar porque a proibição de deixar o DF está na lista de medidas cautelares a ele impostas pela decisão que autorizou sua soltura.
Segundo parlamentares ouvidos por Crusoé, o presidente da CPI, Omar Aziz, informou a colegas que acionou a Polícia Legislativa do Senado para localizar Araújo e adotar as medidas necessárias para que a oitiva aconteça na data pré-estabelecida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Suely
2021-08-15 16:56:55O negócio é fugir, fugir e fugir... senão o bicho pega . Chicotinho queimado 1 ,2, 3 e já. Tá quente , tic, tac ,tic e tac