Sem reforma, fuga de jovens
Na audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir a reforma da Previdência na manhã desta terça-feira, 19, o economista Paulo Tafner, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas, a Fipe, alertou para um risco que o Brasil correrá caso ela não seja feita: o da fuga dos jovens brasileiros para o exterior. Segundo...
Na audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir a reforma da Previdência na manhã desta terça-feira, 19, o economista Paulo Tafner, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas, a Fipe, alertou para um risco que o Brasil correrá caso ela não seja feita: o da fuga dos jovens brasileiros para o exterior.
Segundo Tafner, o fenômeno já foi verificado em outros países. "A juventude sueca migrou, a juventude uruguaia migrou", afirmou. Os jovens não vão querer pagar impostos em excesso para sustentar aposentadorias e simplesmente irão embora, previu o economista.
Tafner e outros economistas ouvidos pelos senadores, como Felipe Saito, da Instituição Fiscal Independente do Senado, apresentaram motivos para a realização da reforma. Senadora pelo PDT, partido que já decidiu votar contra a reforma, Kátia Abreu (foto) reclamou que os economistas não tivessem tratado da proposta em si ou apresentassem "alternativas".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cirval
2019-03-20 13:23:39Esse argumento é de pai que não conseguiu educar o filho adequadamente. É falacioso, principalmente para convencimento da reforma da Previdência. Ela é necessária porque será insustentável a longo prazo e não porque os jovens vão abandonar os pais, idosos. É coisa de quem tem a cabeça oca e não incute na mente dos jovens que a sua vez na aposentadoria vai chegar também. É argumento de subdesenvolvido, se é que este ainda existe. Os jovens tem que ensinados que a via não é de mão única.
Ruy A
2019-03-20 11:22:59Katia Abreu não se importa com nada que ultrapasse 15 anos. Pra que? Ela já vai estar morta mesmo.
TANIA
2019-03-19 21:39:53Os jovens vão para o exterior para estudar para melhor formação e para oportunidade de trabalho. Os jovens saem por causa da segurança em busca de qualidade de vida. Se aqui ficar bom eles vão preferir ficar no berço da pátria amada. Só que o Brasil tem que melhorar para ser amado.
Juan
2019-03-19 21:00:36Para a izquerda é ruim a Reforma, todos já sabemos disso, eles querem que nos não levantemos cabeça.
Jorge
2019-03-19 20:49:42KKKKKKK!!! Quanta ignorância. Jovens deixam países de origem por falta de oportunidades, empregos. Os brasileiros da classe média e rica, entre 16 e 40 anos, preferem ficar morando com os pais e avós. Nem o inglês básico dominam. Ouro detalhe, tá difícil imigrar para a América do Norte e para a Europa Ocidental. Alô incautos de todas as idades: em 30 anos, se não tiver quem trabalhe, jovem ou não, o país acaba!!!!
Antonio
2019-03-19 20:01:39Profundamente imoral aventar que alguém deve ter grande parte da sua renda confiscada para sustentar aposentadoria absurda de funcionários públicos. Onde será que já vimos isso?
Lucia
2019-03-19 19:56:08Kátia Abreu vive no interior, nas suas fazendas. Tá por fora de tudo! Acha que o jovem instruído e com boa formação vai ficar aqui pra pagar pros velhinhos como ela. Esses políticos precisam acordar pra realidade. Eu já sou aposentada, contribui durante 25 anos e já estou ameaçada de não receber o que me é de direito até o final do meus dias em função da situação financeira precária da Prefeitura do Rio de Janeiro, mas se fosse jovem me mandava também.
Marcos
2019-03-19 14:16:55Os jovens de mais coragem e melhor formação vão embora. Muitos empresários já administram de lá, via câmaras na web e resultados. A privilegiatura se aposenta lá, tudo pago por aqui. Não dá para manter isto aí!
MAXIMILIANO
2019-03-19 13:41:55Hahahahaha, economista mequetrefe, tentando fazer terrorismo? Do jeito que fala é uma facilidade sair do país! Como? Pra onde? Se fosse fácil, todo brasileiro sufocado pelas desigualdades e má distribuição das rendas já teria abandonado o Brasil (metade ou mais da população). Economistas tacanhos, medíocres como esse se encontra aos borbotões por aí, infelizmente, e não é porque estudou no Brasil.
Dulce
2019-03-19 13:25:31Demorou para perceberem, na minha família quem não foi já está pronto para ir, uns com curso superior, outros com cursos técnicos, estão em sua maioria na Europa por termos conseguido cidadania europeia.