Opositores no Centrão e ausências até no PSL: quem traiu Bolsonaro na PEC do voto impresso
A PEC do voto impresso, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, sofreu derrota na noite de terça-feira, 10, por uma folgada margem de votos. O governo precisava de 308 votos, mas só conseguiu 229 posicionamentos favoráveis à mudança no sistema de voto. Entre partidos aliados do Planalto, como agremiações do Centrão, muitos parlamentares votaram contra o...
A PEC do voto impresso, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, sofreu derrota na noite de terça-feira, 10, por uma folgada margem de votos. O governo precisava de 308 votos, mas só conseguiu 229 posicionamentos favoráveis à mudança no sistema de voto.
Entre partidos aliados do Planalto, como agremiações do Centrão, muitos parlamentares votaram contra o voto impresso ou faltaram à sessão. As traições foram registradas em massa até em legendas fartamente beneficiadas com emendas e cargos no governo.
O Progressistas, do recém-nomeado ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ficou praticamente dividido com relação à proposta. Da bancada do partido, 16 votaram a favor do voto impresso e 13 foram contra. O número de deputados ausentes durante a sessão também chama a atenção: 11 correligionários do presidente da Câmara, Arthur Lira, não compareceram à votação.
A ausência de um parlamentar durante a votação da PEC do voto impresso prejudicou o governo, já que a aprovação da mudança dependia do quórum alto. Dos 513 deputados federais, só 448 registraram presença durante a votação, na noite de terça-feira.
O PL, que ocupa um grande espaço no governo, orientou a bancada a votar contra o voto impresso. O partido de Valdemar Costa Neto indicou a atual ministra da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda. Dos 41 parlamentares da sigla, 23 se posicionaram contra a PEC e 11, a favor. Sete não compareceram.
No Republicanos, que orientou pelo voto favorável à PEC, 26 dos 32 integrantes da bancada deram aval à proposta. Três foram contra e três não compareceram. Até no PSL, partido que elegeu Jair Bolsonaro e concentra um grande número de governistas, houve defecções -- dois deputados não compareceram à sessão.
Marcelo Álvaro Antônio, um dos ausentes, alegou que não conseguiu votar por conta de instabilidade no sistema da Câmara. Ele disse que vai entrar com uma representação para que a votação seja refeita.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Roberto
2021-08-11 12:10:14Tem um menino, deputado bolsonarista, precisando trocar de partido. Sugiro que ele vá para o mesmo do Flavio Bolsonaro.
Paulo I
2021-08-11 11:31:25Estas criaturas que escrevem aqui desinformam o tempo todo. Ou manipulam os dados. Diz que Bolsonaro "sofreu uma derrota por uma folgada margem de votos". Não foi bem assim. Houve 229 a favor do voto impresso e 218 contra, portanto a proposta teve mais votos. Se não alcançou o quorum de 309 votos é outra história.
JOEL
2021-08-11 10:54:34Penso que o povo brasileiro sabera dar o devido reconhecimento aos mais de 200 pilantras lesa patria que tiraram dele o direito de uma eleicao auditavel como tem que ser, nao votando nestes senhores nas eleicoes de 2022, mas a luta continua. CPI do STE ja.
José
2021-08-11 10:35:57Se Bolsonaro quis mostrar força, mostrou fraqueza. O desfile de blindados da Marinha também foi um fiasco. Os outros poderes convidados não compareram, alguns carros expeliam fumaça tóxica, enfim, foram dez minutos de exposição ridícula, que envergonha as forças armadas diante da nação. É triste ver a imprensa internacional nos chamar de República de Bananas!
Jose
2021-08-11 10:29:53Eu acabo que ouvi um Bozogenocida zurrar por aqui? Certamente deve ser ele, o muar mais decrépito entre todos os bozogenocidas. Senhoras e senhores, aplausos para o Joãozinho Necrófilo, o pervertido!
João
2021-08-11 10:20:41Certeza que o Zezinho diarreia está confundindo voto impresso com voto expresso .kkkk
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2021-08-11 10:18:00kkkkkk, distribuiu din din senão é não kkkkk
Jose
2021-08-11 10:02:51Kkkkkkkkkkk. Nem os bozogenocidas apoiavam tamanho retrocesso.