Toffoli mantém desfile militar e Marinha diz que evento não tem relação com voto impresso
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um pedido para suspender a demonstração de veículos militares blindados na Esplanada dos Militares, previsto para esta terça-feira, 10. O desfile militar foi questionado na corte pelo PSOL, que entrou com um mandado de segurança contra o evento. A exibição contará com a presença do presidente...
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um pedido para suspender a demonstração de veículos militares blindados na Esplanada dos Militares, previsto para esta terça-feira, 10. O desfile militar foi questionado na corte pelo PSOL, que entrou com um mandado de segurança contra o evento. A exibição contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro e foi marcada na mesma data da votação da PEC do voto impresso.
Toffoli não analisou o mérito do pedido e argumentou que não cabe ao STF julgar a ação. Ele citou o regimento interno da corte e argumentou que, por se tratar de tema relacionado à Marinha, o caso deve ser remetido ao Superior Tribunal de Justiça.
Após a repercussão negativa do desfile militar, visto como uma coação ao Congresso Nacional, a Marinha negou que o evento tenha relação com a votação da PEC. Em nota, a força afirmou que o desfile foi planejado antes do agendamento da sessão da Câmara dos Deputados e não tem nenhuma relação com a proposta de emenda à Constituição.
“A operação é realizada desde 1988, no Campo de Instrução de Formosa, com o propósito de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Este ano, de forma inédita, haverá também a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, de modo a incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas do país”, argumentou a Marinha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Lucia
2021-08-11 02:18:59O desfile de sucata da Marinha foi um soco na cara do povo brasileiro! Nunca as Forças Armadas foram tão desmoralizadas! A Marinha deve um pedido de desculpas ao resto da tropa, por expor a nossa indigência ao mundo! Oxalá nenhum outro país venha querer a Amazônia, pois um conflito qualquer terminaria em desastre!!
Inês
2021-08-10 18:55:30O desfile das Forças Armadas poderia ser substituído pelo desfile do movimento gay, MST, UNE, os membros do Foro de São Paulo e outras coisitas do cardápio esquerdopata.
Mario
2021-08-10 12:49:43Deixar essa irrelevância como está parece mesmo o melhor caminho. Ver aqueles velhos tanques ultra poluidores dos anos 60 (mais parecendo sucatas) dando uma volta em Brasilia sinaliza bem a decadência não só do Bozo mas das FA's que vão ajudando a desconstruir o resto de imagem que ainda detinham.
Roberto
2021-08-10 12:47:15OGilmar Mendes devia ir pessoalmente aos ministério das 3 forças e protocolar um exemplar da constituição para cada um dos ministros e entregar um pessoalmente ao ministro das forças armadas
Jose
2021-08-10 09:41:23Deixa os generais de pijama brincarem de Forte Apache. Afinal de contas, eles não tem mais nada o que fazer além de garantir uma pensão para as filhas ditas “solteiras”.