Coronel diz que queria negociar vacinas para o mercado privado; senadores reagem
Ex-assessor do Departamento de Logística em Saúde, Marcelo Blanco (foto) declarou nesta quarta-feira, 4, que não participou das negociações entre o ministério e a Davati Medical Supply por vacinas contra a Covid-19. O tenente-coronel alegou que buscava imunizantes para o mercado privado. O militar entrou na mira da CPI depois de depoentes relatarem que ele esteve...
Ex-assessor do Departamento de Logística em Saúde, Marcelo Blanco (foto) declarou nesta quarta-feira, 4, que não participou das negociações entre o ministério e a Davati Medical Supply por vacinas contra a Covid-19. O tenente-coronel alegou que buscava imunizantes para o mercado privado.
O militar entrou na mira da CPI depois de depoentes relatarem que ele esteve presente em um jantar realizado no Vasto Restaurante, no Brasília Shopping, em que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias teria exigido propina em troca da condução de negociações com a empresa para a compra de 400 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca. O encontro ocorreu em 25 de fevereiro.
Blanco alegou à CPI da Covid que Dominguetti o procurou ao início daquele mês, pouco tempo após ele ser exonerado. O contato foi intermediado por Guilherme Filho Odilon, que o conheceu à época em que ele atuava na pasta, conforme a versão apresentada pelo tenente-coronel.
O ex-assessor do ministério disse que se limitou a orientar Dominguetti sobre o uso de meios oficiais para a apresentação da proposta de fornecimento de vacinas e sustentou que jamais ajudou na "elaboração de documentos apresentados", intermediou o envio da papelada ou acompanhou representantes da empresa em visitas à pasta.
"Coronel Elcio Franco fez uma portaria dizendo que quem tratava de vacinas a partir daquele momento era ele. Retirou todos os poderes. Esvaziou o Roberto Dias, trocou todos os assessores dele por outras pessoas. Isso era do seu conhecimento", alegou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MSF
2021-08-04 12:57:47A corrupção no Brasil é a grande responsável pelas milhares de mortes por Covid-19 e isso é fato. Infelizmente Bolsonaro conseguiur ser pior que o Lula e a Dilma juntos, pois se aliou ao CENTRÃO, trabalhou contra as vacinas e ainda aparelhou a PF, MPF e as forças armadas. LAMENTÁVEL...
Cleusa
2021-08-04 12:41:03Que safadeza!