Gilmar consulta PGR sobre pedidos de investigação sobre Braga Netto
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira, 27, que a Procuradoria-Geral da República apresente manifestação sobre quatro notícias-crime movidas por parlamentares e um advogado contra o ministro da Defesa, Walter Braga Netto (foto), em razão de supostas ameaças de frustração das eleições de 2022. A corte foi acionada após o jornal...
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira, 27, que a Procuradoria-Geral da República apresente manifestação sobre quatro notícias-crime movidas por parlamentares e um advogado contra o ministro da Defesa, Walter Braga Netto (foto), em razão de supostas ameaças de frustração das eleições de 2022.
A corte foi acionada após o jornal O Estado de S.Paulo noticiar que o presidente da Câmara, Arthur Lira, recebeu um recado nada velado e sem mesuras de Braga Netto por meio de um interlocutor. O general mandou dizer que não haveria o próximo pleito sem voto impresso e auditável.
O despacho de Gilmar Mendes é de praxe, pois cabe ao órgão comandado por Augusto Aras propor apurações relacionadas a autoridades com foro na corte. A PGR pode seguir por três caminhos: abrir uma investigação preliminar, pedir a instauração de um inquérito ou defender o arquivamento do caso.
Na semana passada, Braga Netto declarou que não se comunica com presidentes dos poderes por meio de interlocutores e afirmou que a notícia de que ele ameaçou pavimentar o cancelamento das eleições trata-se de “uma desinformação que gera instabilidade entre os poderes da República, em um momento que exige a união nacional”.
Lira, por sua vez, afirmou que haverá eleições no ano que vem. O deputado do Progressistas não falou diretamente sobre o episódio que envolve o ministro da Defesa, nem negou que o militar teria condicionado o pleito de 2022 à aprovação da PEC do voto impresso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2021-07-28 07:26:59NÃO CONFIO EM CARA COM BOQUINHA.!!!!!
VIDAL
2021-07-27 22:20:38O que está debilitando nossa democracia são as indignações coletivas, que demonstram estar os interesses pessoais e partidários acima dos da nação. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Pedro
2021-07-27 22:20:08Aras vai consultar o Bolsonaro sobre a melhor decisão a ser adotada.
VIDAL
2021-07-27 22:18:10E quem irá investigar os que anularam 07 anos de combate à corrupção, à revelia dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal conforme atestado pelos votos contrários aos do Min. Fachin e Gilmar Mendes, e, deram a Lula o staus jurídico "sui generis" de ex-condenado? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Pagador de impostos
2021-07-27 22:13:40Caríssimos Crusoe-leitores: Rir para não chorar. Sugiro o filme DrFantastico de Stanley Kubrick com o impagável Peter Sellers, no papel de Dr Fantástico, tendo arroubos autoritários, querendo ver o circo pegar fogo, e com uma visão de mundo fora da realidade. Lembra-me este sujeito, objeto da reportagem ... pena q ele não é engraçado ... ao contrário é um pé no saco...
PAULO
2021-07-27 21:50:05Sobre Militares e Moleques. Santos Cruz é um militar honrado, já o Braga Netto é um moleque. General Braga Netto, convido o senhor a andar pelo Brasil, não no cercadinho, nas no Brasil de verdade. Visita a Embraer, a Emprapa, conversa com os brasileiros de verdade, novamente, sai do cercadinho. Depois chega em casa e se olha no espelho. Garanto que se fizer isso, sentirá vergonha de ter ameaçado a nossa democracia. Ao fazer isso, verá o quão MOLEQUE FOI, ao se rebaixar tanto.
Nyco
2021-07-27 21:47:57Filmaram, Gravaram ou fotografaram o INTERLOCUTOR existente segundo o estadão comunista falando com o Lira? Of course que não, são apenas táticas comunas para tentar desestabilizar o governo. Uma coisa eu digo: não brinquem com o Gal. Braga Neto, eu sei o que aconteceu com a bandidagem no Rio qnd ele foi interventor.
MARCOS
2021-07-27 19:25:57Vai ter eleições doa a quem doer, mas precisamos de uma opção honesta e proba, não isso que está aí. MOROOOOOOOOOOOOOOO
Roberto
2021-07-27 18:36:04Ministro do stf que consulta pgr sobre assunto que diz respeito ao governo, já sabe a resposta que vai receber.
Antonio
2021-07-27 17:32:01vai ter eleiçõe sim. quem já decidiu foram os eleitores