Queiroga resiste à compra de 30 milhões de doses da Coronavac; ministro quer apostar na Butanvac
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), sinalizou que o governo federal não pretende fechar, por ora, a compra de um novo lote de 30 milhões de doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. De acordo com o cardiologista, a pasta quer apostar na Butanvac, vacina 100% nacional...
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), sinalizou que o governo federal não pretende fechar, por ora, a compra de um novo lote de 30 milhões de doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
De acordo com o cardiologista, a pasta quer apostar na Butanvac, vacina 100% nacional desenvolvida pelo mesmo Instituto, mas que ainda está em fase de estudos. Queiroga prestou as informações durante depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira, 8.
Questionado pelo relator da comissão, Renan Calheiros, se a postergação da compra da Coronavac neste momento poderia comprometer o avanço da imunização da população, o ministro respondeu que não. Isso porque o lote ficaria disponível somente no último quadrimestre do ano, período para o qual, segundo o cardiologista, o Brasil já tem "doses suficientes".
"Na segunda-feira, conversei com Dimas [Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan] pelo WhatsApp e falei para ele: 'Dimas, por que, em vez de a gente trabalhar com esses 30 milhões de doses de Coronavac, a gente já não faz um acordo visando 30 milhões de doses da Butanvac, já que ela tem pesquisas pré-aprovadas pela Anvisa?", contou Queiroga à CPI.
O ministro argumentou que apostar em uma vacina 100% nacional é a estratégia adequada ao momento. Perguntado sobre o motivo da avaliação, Queiroga observou, por exemplo, que "a Butanvac vai sair por um custo menor que a Coronavac".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Mara
2021-06-09 09:31:01louvo o esforço de Dória pelas vacinas ,mas infelizmente a coronavac não é uma boa vacina. Na minha cidade , tem morrido muita gente que tomou as duas doses ,contraiu o vírus e morreu. Pelo menos para idosos ,essa vacina tem demonstrado ineficaz.
Maria
2021-06-09 00:27:33ECONOMIA PRA SALCAR VIDAS E GASTO EXAGERADO PARA GARANTIR VITÓRIA PRA PRESUDENTE DA CÂMARA E DO SENADO!!!!
PAULO
2021-06-08 19:57:38O ministro Queiroga deveria ter feito, caso tivesse autonomia, q obviamente ñ tem, o que Steve Jobs fez quando voltou para a Apple. Jobs entrevistou todos os funcionários que iriam responder para ele diretamente, e mandou muitos para casa, fazendo uma verdadeira faxina na empresa. Queiroga deveria perguntar p/ os colaboradores: "Por que está aqui? Fulano por causa da cloroquina, então rua. Outro pela tese da imunidade de rebanho pela contaminação, então rua. Ñ dá p/ ser político numa pandemia.
Alcino
2021-06-08 19:44:38Até que enfim uma boa notícia, vindo desse Ministro.
Maria
2021-06-08 15:44:59Então pelo menos aprovem logo a terceira fase de testes. Sem tanta enrolação. O negócio é brigar com o governador de São Paulo. Continua a politização das vacinas.
PAULO
2021-06-08 15:41:22Queiroga faz projeções para o 4° trimestre, no entanto externa às ameaças quanto a entrega do IFA de outros países. Não faz sentido essa estratégia. Menor preço não deve ser a principal variável quanto a compra das vacinas. ENTREGA, ENTREGA, ENTREGA. Isso deve ser determinante. Quando ele coloca a questão desse jeito, parece que estamos voltando no tempo, quando às tratativas com a Pfizer e mesmo com o Butantan, foram deixadas de lado. ACORDA QUEIROGA. ENTREGA! ENTREGA! VACINA NO BRAÇO!!!!!!!
José
2021-06-08 15:19:25Esse é outro capacho manobrando! Não faz nada sem perguntar ao chefe. Um manda é o outro obedece! Eu teria vergonha!!
CELIA Sandreschi dos
2021-06-08 13:48:30Já ouvimos isso antes.... temos muitas doses! E chegamos nessa situação absurda. Continuam a desprezar as vacinas.
Nyco
2021-06-08 13:17:01Segundo o cangaceiro OTTO ALENCAR, "bala trocada não dói" ... bem papinho de bandido. ... Que decadência!