Os próximos passos do processo de cassação de Flordelis
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados deve votar na semana que vem o relatório do deputado Alexandre Leite, do DEM, favorável à cassação de Flordelis. A parlamentar do PSD é alvo de um processo por quebra de decoro em razão da acusação de que seria a mandante da morte do...
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados deve votar na semana que vem o relatório do deputado Alexandre Leite, do DEM, favorável à cassação de Flordelis.
A parlamentar do PSD é alvo de um processo por quebra de decoro em razão da acusação de que seria a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. Em agosto do ano passado, a Justiça aceitou a denúncia contra Flordelis e a tornou ré pelo crime. Na Câmara, não há clima para salvar a parlamentar da cassação, mas Flordelis tentará postergar a conclusão do processo com a apresentação de recursos.
A deputada pretende, por exemplo, questionar uma provável decisão desfavorável no Conselho de Ética na Comissão de Constituição e Justiça. Se for realmente acionada, a CCJ terá um prazo de cinco dias úteis para analisar o caso.
Só em seguida, o processo envolvendo Flordelis seguirá para o plenário, que terá 90 dias úteis para examiná-lo, a contar da data de sua instauração no Conselho de Ética. No plenário, a votação é aberta, graças a uma emenda constitucional aprovada em 2013. A cassação exige maioria absoluta de votos, ou seja, pelo menos 257 colegas terão que se manifestar a favor da perda de mandato para que Flordelis seja cassada.
Confirmada a cassação da parlamentar, quem assume a vaga na Câmara dos Deputados é o atual vereador do Rio de Janeiro Jones Moura, do PSD, que integra a base aliada do prefeito Eduardo Paes. Evangélico e guarda municipal, Jones teve 20,6 mil votos, quase dez vezes menos do que Flordelis. Pelas redes sociais, o vereador tem demonstrado expectativa com a conclusão do processo que pode beneficiá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Nilson
2021-06-05 09:50:31A culpa não é dela por ter se tornado parlamentar, a culpa é do carioca que elege um monte de escroques pra politica os Cabrals da vida......
LOCC
2021-06-04 17:43:56como mudar essa bandalheira? Contar com os políticos, jamais, e a população não se mobiliza.Então, seguimos assistindo e lamentando.
Oswaldo
2021-06-04 15:06:14Inacreditavel é essa mulher estar à solta; prova inconteste que a Câmara se tornou um covil
Magda
2021-06-04 14:31:08Em qq país sério do mundo ela já estaria afastada do cargo desde a primeira acusação. Mas como o Circo Brasil é um "reinado" esdrúxulo, como conto de fadas onde tudo é possível, aguardar pra ver. Um ponto positivo pra ela: trocamos alguns mails onde a pressionei durante dias até assinar a favor da prisão em 2a. instância. Assinou. Será que está arrependida? Não sei dizer.