A nova cartada de Doria para 2022
De olho nas eleições de 2022, o governador de São Paulo, João Doria (foto), aposta em uma nova cartada. O tucano prometeu nesta quarta-feira, 2, concluir a vacinação de todas as pessoas com mais de 18 anos no estado até 31 de outubro deste ano. O cumprimento da meta é considerado improvável por uma parcela...
De olho nas eleições de 2022, o governador de São Paulo, João Doria (foto), aposta em uma nova cartada. O tucano prometeu nesta quarta-feira, 2, concluir a vacinação de todas as pessoas com mais de 18 anos no estado até 31 de outubro deste ano.
O cumprimento da meta é considerado improvável por uma parcela de especialistas. Não porque o SUS não tenha capacidade de aplicar as doses num período tão curto, mas porque a produção dos imunizantes em território nacional depende de insumos farmacêuticos ativos importados, e o cronograma de entregas tem sofrido recorrentes atrasos.
A ousada previsão difere da apresentada pelo próprio governador há dois dias. Na segunda-feira, 31, Doria havia afirmado que a vacinação no estado seria encerrada em dezembro. “São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. São 17.574.160 doses aplicadas até às 12h56. Vamos seguir dentro desse bom ritmo e, tendo mais vacinas, podemos até acelerar”, disse, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Se bem sucedida, no entanto, a estratégia pode impulsionar o crescimento do tucano em duas frentes. Os efeitos políticos da conclusão da vacinação paulista fortaleceriam Doria dentro do próprio PSDB. O partido planeja realizar a escolha de seu candidato à presidência da República em 21 de novembro.
O governador de São Paulo busca se cacifar internamente diante de um quadro tecnicamente desfavorável. Recentemente, a comissão criada para discutir o modelo de prévias propôs um formato em que os votos dos políticos com mandato eletivo terão peso maior do que o dos filiados, que corresponderão a 25% do colégio eleitoral. O sistema desagrada Doria, que defendia a isonomia entre os votos, posto que quase metade dos filiados ativos do partido está em São Paulo.
Na outra ponta, o governador aposta que o sucesso da vacinação em São Paulo, em contraste com o atraso na maior parte dos estados, tem potencial para fazer com que ele saia de um dígito nas pesquisas eleitorais e, como bônus, atraia outras legendas para o projeto de sua candidatura à Presidência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
HIROMU
2021-06-03 15:16:17Se as qualidades do líder de maior estado do país SUPERA as escassas qualidades do líder federal, qual a dúvida? Tem outros líderes de COMPROVADA competência pública para nos tirar da crise sanitária e econômica? Pode ter, mas nós precisamos conhecer!
Yoshida
2021-06-03 11:57:45Coitado... Tem nomes muito melhores que ele no PSDB.
Luciano M
2021-06-03 11:11:33Quem não te conhece que te compre Doria! Os paulistas te conhecem bem,nunca darão os votos que vc precisa! Vc é candidato dos desavisados!
Andre
2021-06-03 11:10:58Não acho que Doria seja a melhor dos seres humanos,porém,de longe é o mais preparado para o cargo de presidente.Sem ele não teríamos nem vacinas.
Lasier
2021-06-03 10:47:31Alguém sabe de candidato melhor que Doria pra tirar o país desse atoleiro criado pelo capitão cloroquito ?
Natalia
2021-06-02 23:55:15Merece sair candidato sim, se tem vacina no país agradeçamos ao Dória, que além de ter visão é persistente em seus objetivos, isso não é defeito é qualidade. Tomara que consiga vacinar os jovens até Outubro e que o PSDB o reconheça como o melhor candidato, apesar desse não ser o melhor partido para Dória. Se fosse ele reconsideraria...
Júlio
2021-06-02 22:25:04Isso é uma tranqueira. Nunca pensou e nunca pensará no povo. Só pensa nele. Por trás desse defensor das vacinas está um camaleão canalha. Não venham com essa defesa barata porque seu passado mostra bem o que rle busca e defende.
MARCOS
2021-06-02 19:40:02O Dória pode ser tudo, mas ninguém pode negar seu empenho no combate à Covid.
Isolina
2021-06-02 18:27:41A VERDADE É O SEGUINTE: DORIA SALVA VIDAS. BOÇALNARO TIRA VIDAS. QUANTO AOS DEFEITOS, QUEM NÃO OS TEM??
Geraldo
2021-06-02 17:44:15Um grande projeto nacional e patriótico é que as mulheres e homens responsáveis deste país, notadamente estes que se apresentam como candidatos, se unam em torno de uma alternativa de salvação do país. Que formem uma equipe, de forma democrática e inteligente escolham um candidato. Todos os outros vencidos se juntem formando uma equipe de peso para enfrentar o o sistema perverso e criminoso que nos governa nas últimas décadas. Uma força democrática para recuperar o país das trevas.