Por que Biden agora imita Trump e deporta brasileiros em avião fretado
Nos quatro anos de governo do ex-presidente americano Donald Trump, mais de 500 brasileiros foram deportados em oito voos fretados (foto). A estratégia servia para dissuadir outros brasileiros a tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos e causava furor entre membros do Partido Democrata, jornalistas e defensores dos direitos humanos. Nesta sexta-feira, 21, está prevista a...
Nos quatro anos de governo do ex-presidente americano Donald Trump, mais de 500 brasileiros foram deportados em oito voos fretados (foto). A estratégia servia para dissuadir outros brasileiros a tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos e causava furor entre membros do Partido Democrata, jornalistas e defensores dos direitos humanos.
Nesta sexta-feira, 21, está prevista a chegada a Belo Horizonte de mais um voo fretado pelo governo dos Estados Unidos, com 106 brasileiros. Eles foram detidos ao tentar entrar no país sem documentos. Será a primeira vez que isso irá ocorrer durante o governo do presidente Joe Biden.
Para muitos democratas mais liberais, a manutenção dos voos é uma decepção. Eles esperavam que Biden encerrasse a prática, que alguns consideram uma violação aos direitos humanos. O presidente, contudo, tenta agradar outra ala do partido, mais refratária à imigração.
"O Partido Democrata tem uma divisão interna profunda em relação ao tema da imigração. Biden vem de um grupo que não necessariamente é aberto à imigração. Mesmo assim, durante sua campanha para presidente, ele prometeu que sua política seria mais liberal para ganhar o voto dos americanos que querem mais imigração e uma acolhida maior aos refugiados", diz o sociólogo mexicano Agustín Escobar Latapí, do Centro de Investigações e Estudos Superiores em Antropologia Social, na Cidade do México.
A perspectiva de que o governo Biden seria mais complacente do que o de Trump levou muitos imigrantes a tentar a jornada. Com isso, o número de pessoas detidas sem documentos na fronteira com o México alcançou o maior número mensal em 20 anos no mês de abril.
As notícias sobre o desembarque nos EUA de uma nova onda de imigrantes gerou preocupação entre os setores moderados do Partido Democrata. Em geral, as alas mais antigas do partido são próximas aos sindicatos, que historicamente achavam que os imigrantes competiam por vagas e levavam a uma degradação das condições de trabalho. Na década de 1990, o Partido Democrata, que era liderado pelo presidente Bill Clinton, tinha uma clara posição contra a entrada de imigrantes. Nas duas décadas seguintes, essa resistência foi arrefecendo, à medida que as indústrias foram se mudando para outros países e os americanos passaram a trabalhar principalmente na área de serviços.
"Ao proclamar que seria muito mais liberal, Biden gerou um inesperado fluxo de imigrantes. Ele então foi criticado por isso dentro do Partido Democrata e teve de endurecer sua política. Agora, ele está cortejando os sindicalistas e os grupos à direita do Partido Democrata, que são contra os imigrantes", diz Escobar Latapí. "Além disso, ao fretar voos, Biden quer passar a mensagem de que a prometida abertura não vai acontecer e, assim, evitar uma crise ainda maior na fronteira".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
JoseRMonteiro
2021-05-21 20:50:56Moro nos USA ha 22 anos. Só existe imigração ilegal por aqui, porque nós empregamos os ilegais. Se houver uma lei proibindo e estipulando uma multa , não existirão mais ilegais. No mundo todo é assim, inclusive no Brasil.
Davidson
2021-05-21 17:19:57Mas caramba, hein Duda Teixeira ????? "imita Trump" ? todos os governos americanos fizeram isso. Esqueça o trumpeta e começa a mostrar como joe bidé está avacalhando o que funcionava, a começar pela fronteira em caos. Faça uma matéria sobre isso que nosso amado publisher gostará.
Davidson
2021-05-21 17:14:13Só rindo. E tem comuna achando que ia se livrar da bagaça aqui e viver melhor às custas do estado americano. 😂😂😂
AntonioJSFF
2021-05-21 16:29:36Se algum imigrante brasileiro acreditou que o Presidente dos EUA, seja quem for, vai olhar com bons olhos a imigração ilegal é ingênuo. Republicanos odeiam imigrantes ilegais e não fingem isso. Democratas odeiam imigrantes ilegais mas dizem que amam. Mas esse "ódio" acaba quando precisam de um latino para trabalhar para eles.
Jose
2021-05-21 13:48:02Se estiver expulsando o bando de Bozotrumpistas que foram para lá de forma ilegal para fazer falcatruas, então o Biden está mais do que certo! .
Claudio
2021-05-21 12:37:33interessante. Binden, para a esquerdalha era um santo. Agora, em menos de seis meses, virou filho da puta. kkkk
CARLOS
2021-05-21 10:40:06Baiden ainda em campanha, incrível, vai acabar ressuscitando o Trump.
Gustavo
2021-05-21 10:09:23Treino é treino. Jogo é jogo.. discurso de campanha aceita quase tudo. Contudo, o dia a dia na administração as coisas mudam muito..