Após 'lista da confissão' do governo, CPI mira descaso com saúde indígena
Um dos focos de investigação da CPI da Covid foi levantado pelo próprio governo federal: a apuração de um suposto “genocídio de indígenas” consta da lista de 23 acusações elaborada pela Casa Civil da Presidência da República. Parlamentares que integram a comissão de inquérito decidiram então incluir o assunto no escopo do colegiado. Já há...
Um dos focos de investigação da CPI da Covid foi levantado pelo próprio governo federal: a apuração de um suposto “genocídio de indígenas” consta da lista de 23 acusações elaborada pela Casa Civil da Presidência da República. Parlamentares que integram a comissão de inquérito decidiram então incluir o assunto no escopo do colegiado.
Já há pelo menos dois requerimentos relacionados ao tema. O senador Alessandro Vieira, do Cidadania, propôs o convite a representantes de entidades indigenistas e à deputada federal Joênia Wapichana, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.
Os senadores Humberto Costa e Rogério Carvalho, do PT, também querem chamar à CPI integrantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e do Instituto Socioambiental, além de advogados que militam na área.
“Um dos eixos de investigação da CPI é o descaso com a saúde indígena durante a pandemia. A saúde indígena é de responsabilidade exclusiva do governo federal e o Ministério da Saúde adotou medidas insuficientes e inadequadas para prevenção e tratamento da entrada e disseminação do coronavírus nas aldeias indígenas”, justificam os parlamentares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcia
2021-04-29 09:06:02Após...e só após...e ninguém liga!!!!No Brasil não existe liga da justiça existe liga do poder e o povo....o povo é um detalhe que se compra com assistencialismo com o que sobra.
Luciano
2021-04-28 12:50:02Definitivamente, "genocídio" será o termo? É tão intencional assim as mortes causadas a essa população?