Aras vai analisar notícia-crime que acusa Bolsonaro de charlatanismo
Chegará em breve às mãos de Augusto Aras uma notícia-crime que pede que Jair Bolsonaro (foto) seja investigado por improbidade administrativa e denunciado por charlatanismo, prevaricação e emprego irregular de verbas públicas. A representação, apresentada pelo deputado Reginaldo Lázaro Lopes, do PT de Minas, ao Supremo Tribunal Federal, foi remetida pelo ministro Marco Aurélio Mello...
Chegará em breve às mãos de Augusto Aras uma notícia-crime que pede que Jair Bolsonaro (foto) seja investigado por improbidade administrativa e denunciado por charlatanismo, prevaricação e emprego irregular de verbas públicas.
A representação, apresentada pelo deputado Reginaldo Lázaro Lopes, do PT de Minas, ao Supremo Tribunal Federal, foi remetida pelo ministro Marco Aurélio Mello à Procuradoria-Geral da República na noite da sexta-feira, 23, em um despacho de praxe.
“A rigor, a notícia da prática criminosa deveria ser dada ou à autoridade policial ou ao Ministério Público Federal, titular de uma possível ação penal pública incondicionada. Mas parece que repercute mais vir ao Supremo. À Procuradoria-Geral da República”, anotou o ministro, em novo recado à oposição.
Para embasar a notícia-crime, o parlamentar listou em 37 páginas supostas ações e omissões de Bolsonaro durante a pandemia. O petista afirma que o presidente cometeu charlatanismo, que consiste em “inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível” ao incentivar a população a usar cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina contra o novo coronavírus, apesar da falta de comprovação científica sobre a eficácia dos remédios no tratamento da doença.
“Fosse outra, se não a intenção de inculcar o uso das drogas como eficiente e até mesmo milagrosa no combate à Covid-19, o noticiado não se prestaria a destinar verba pública para sua produção e, tampouco, difundir nacionalmente inverdades sobre os medicamentos”, escreveu.
Quanto à prevaricação, Reginaldo Lázaro Lopes diz que Bolsonaro praticou o crime quando demorou a adquirir vacinas. O deputado lembra que o presidente rejeitou ofertas da Pfizer e determinou, em outubro de 2020, o cancelamento do protocolo de compra de intenção da Coronavac -- a assinatura do contrato para a compra do imunizante deu-se somente em janeiro deste ano.
“O noticiado [Bolsonaro] inclusive desdenhou das cobranças populares pela aquisição da vacina que pode salvar milhões de brasileiros quando afirmou que ‘tem idiota que a gente vê nas redes sociais, na imprensa’, ‘vai comprar vacina’ e ‘só se for na casa da tua mãe’”, emendou.
A improbidade administrativa e o emprego irregular de verbas públicas teriam acontecido quando o governo Bolsonaro ampliou de forma “indiscriminada” a fabricação da cloroquina e da hidroxicloroquina e dispensou licitação para a compra da matéria-prima dos medicamentos.
“Frise-se que, além da liberação de verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes, o noticiado influiu, publicamente, para a sua aplicação irregular e desnecessária ao incentivar a produção de medicamento ineficaz, aportando dinheiro público indevidamente ainda que em meio a grave crise financeira ora vivenciada”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sônia
2021-05-21 08:35:26KKKK O PANO DE CHÃO VAI ACUSAR O PATRÃO ??????
Aguia
2021-04-27 17:30:45Aras vai poder chantagear o Bobonaro
Elvio
2021-04-27 09:56:41PT, A Aras, cruz credo, to fora
Ilvio
2021-04-27 07:22:37Aras vai analisar pra quê? Já sabemos o resultado...
ADEMAR
2021-04-27 05:16:08Cloroquina e hidroxicloroquina, podem causar arritmia e parada cardíaca. Ivermectina pode causar cirrose e insuficiência hepática. Ambas as drogas foram classificadas pela.comunidade científica mundial como ineficazes e perigosas quando usadas para o tratamento ou prevenção da COVID-19. A única justificativa para o Bolsonaro insistir no assunto é que o dono do laboratório que vendeu Cloroquina para o governo federal foi patrocinador da campanha de Bolsonaro para a presidência.
Newton
2021-04-26 22:33:37PT?! Tenho mais o que fazer....
Odete6
2021-04-26 22:01:14Esqueceram de "apresentar" a *representação de noticia-crime* também, ou sobretudo, por 'estelionato eleitoral"!!! Será que se lembrarão??? Caso não se lembrem, NÓS nos lembraremos.... de todos.... nas urnas!!!! E depois, sem a imunidade, o resto é com a PF, pra passar o todo geral nessa camarilha!!!!
Nyco
2021-04-26 21:04:45Charlatanismo é o que esses ANTAS picaretas fazem diariamente, iludindo os "doutrinandos", um bando de jumentos orelhudos desocupados, verdadeiros parasitas do trabalho alheio. Xôôôh demonhada!!!
Sillvia2
2021-04-26 20:31:12Mesmo não sendo terrivelmente evangélico, Aras ainda tem esperança de fazer par com Kassio e seus cupinchas. Claro que vai sugerir que se arquive a denúncia do petista...
Afranio
2021-04-26 20:03:14Essa notícia combina demais com os cretinos da Crusoe. Sem a menor sustentação, uma notícia dessas sai na Crusoe. É a Canalhada Crusoe trabalhando por quem dá mais...