Pacheco tem 10 pedidos de impeachment contra ministros do STF na gaveta
Em sua reação à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de mandar o Senado instalar a CPI da Covid, Jair Bolsonaro cobrou o magistrado que mande o Senado instaurar também processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal. A gaveta de Rodrigo Pacheco conta com 10 representações contra ministros do Supremo, apresentadas...
Em sua reação à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de mandar o Senado instalar a CPI da Covid, Jair Bolsonaro cobrou o magistrado que mande o Senado instaurar também processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal.
A gaveta de Rodrigo Pacheco conta com 10 representações contra ministros do Supremo, apresentadas no mês passado e que ainda aguardam uma decisão. O recordista é Alexandre de Moraes, alvo de 6 processos. Também há denúncias contra Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Edson Fachin, além de um pedido coletivo de impeachment dos onze ministros.
O presidente do Senado encaminhou os pedidos à advocacia da casa para a emissão de parecer prévio. No final ano passado, o então presidente Davi Alcolumbre arquivou todos os pedidos de impeachment contra ministros que estavam parados em sua mesa.
Uma das denúncias contra o ministro Alexandre de Moraes foi protocolada pelos senadores Jorge Kajuru, do Cidadania, Eduardo Girão, Lasier Martins, Styvenson Valentim, todos do Podemos, e Luís Carlos Heinze, do Progressistas. Juntos, eles pedem o impeachment de Moraes por considerarem ilegal a prisão do deputado Daniel Silveira, determinada pelo magistrado no início do ano.
Moraes também é alvo de um pedido de impeachment protocolado em março por Roberto Jefferson, presidente do PTB, por suposta atuação político-partidária, o que configuraria crime de responsabilidade.
No requerimento, Jefferson fez referência ao encontro de Moraes com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, ainda no ano passado, para discutir uma tese jurídica que pudesse viabilizar a reeleição de ambos ao comando da Câmara e do Senado. O presidente do PTB também acusa Moraes de fazer uso político de dois inquéritos: o dos atos antidemocráticos e o que apura supostas ameaças a ministros da corte.
Em outra denúncia, Jefferson pede o impeachment de Edson Fachin em razão da decisão do ministro de anular as condenações do ex-presidente Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba, por considerá-la incompetente para julgar os casos envolvendo o petista, como o do tríplex do Guarujá. Para o presidente do PTB, Fachin exerceu atividade político-partidária, exibiu "patente desídia" e julgou o caso com suspeição.
Já Gilmar Mendes é alvo de um pedido de impeachment apresentado pelo advogado Maurício dos Santos Pereira, que alega "quebra de decoro" nas ofensas dirigidas pelo ministro ao procurador Deltan Dallagnol.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Augusto Diniz Junqueira
2021-04-12 08:00:34Depende somente da população de bem.
Augusto Diniz Junqueira
2021-04-12 07:59:54STF o maior problema do Brasil. Se os cidadãos de bem não se manifestarem, não irá colocar esse escória fora.
Edmundo
2021-04-11 10:45:50Este senador Pacheco não se elege nem para síndico em Minas Gerais!
Maria
2021-04-11 09:41:10Não temos políticos. Temos sim uma máfia. MS
Max
2021-04-10 07:18:39O mineirinho Pacheco vai manter os pedidos de impeatchment em banho maria com aval discreto da assessoria jurídica do Senado. Não irá comprar briga com o STF, sabedor que uma parcela significativa dos parlamentares do Congresso está enrolada em inquéritos com fórum privilegiado nas gavetas dos ministros, prontinhos para serem investigados e julgados. Não irá comprar briga com o STF por conta de um presidente acuado.
Edmundo
2021-04-10 05:45:10Este presidente é um melancia.
Celso
2021-04-09 20:49:10Todos segurando rabos de uns e de outros kkkkkkk, e o baixo clero do povinho brasileiro que ........
Mara
2021-04-09 18:40:19Agora a população saberá quais senadores estão preocupados com 4.000 mortes por dia e quais estão preocupados com ... Alguém sabe que a última consequência de uma desgraça dessas é a contaminação do solo e do lençol freático devido à decomposição dos corpos? Em 2022 também vamos eleger deputados e senadores.
Carlos
2021-04-09 16:21:51crusoé esqueceu de informar que o pedido contra o alexandre de moraes protocolado pelo kajuru foi acompanhado de tres milhoes de assinaturas de cidadaos brasileiros.
Sinvall
2021-04-09 15:38:19Com o Pacheco no Senado e o Lira na Câmara, está formada a mais recente tabelinha mais representativa de políticos vigaristas do Brasil. O Bolsonaro está adorando!