Deputados bolsonaristas aderem à PEC do Centrão e do PT para alterar CNMP
Começou a tramitar na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição que pretende alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, permitindo a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça no colegiado. O texto, do deputado Paulo Teixeira, vice-líder do PT, leva a assinatura de expoentes do Centrão...
Começou a tramitar na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição que pretende alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, permitindo a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça no colegiado.
O texto, do deputado Paulo Teixeira, vice-líder do PT, leva a assinatura de expoentes do Centrão – incluindo Arthur Lira – e até mesmo de deputados bolsonaristas. Ao todo, 182 parlamentares deram aval ao projeto. Pelas normas da Câmara, PECs só podem ser apresentadas com, pelo menos, 171 signatários.
Líder do PSL e fiel escudeiro de Jair Bolsonaro na Câmara, o deputado Major Vitor Hugo (foto) figura como um dos apoiadores da matéria. Além dele, outros três integrantes da ala bolsonarista do PSL endossam o projeto do PT: Marcelo Brum, do Rio Grande do Sul, General Peternelli, de São Paulo, e Aline Sleutjes, do Paraná. O próprio líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do Progressistas, apoia a iniciativa, seguindo seus pares do Centrão.
Outro que aderiu à proposição é Baleia Rossi, presidente do MDB, que rivalizou com Arthur Lira na disputa pela presidência da Câmara. O líder da sigla, Isnaldo Bulhões, também figura na lista de signatários, ao lado de outros 18 correligionários.
A ideia por trás do projeto é aumentar o poder de fogo do CNMP contra procuradores, especialmente os da Lava Jato. Além de permitir a participação de ministros de tribunais superiores no conselho, a PEC criará mais uma vaga no colegiado para um membro do MP indicado pelo Congresso. O texto também permitirá que a Corregedoria do Ministério Público seja chefiada por pessoas que não participam do CNMP.
A PEC já está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, aguardando a designação de um relator.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nelson
2021-05-05 08:07:17A Orcrim no comando.
EDMIR
2021-04-14 03:15:10Só apoia incondicionalmente o MP quem nunca foi perseguido por eles. Sou coronel e há 8 anos sou perseguido por vários membros do Min Pub da União pq criei uma coop habit em Taubaté. Tive uma carreira exemplar no EB, destruída pelo MP Mil e Federal, apesar de a Just Militar nem ter recebido a denúncia de exercício de comércio feita por eles. Denunciei um dos promotores de justiça ao CNMP, que, apesar de evidente crime de prevaricação, julgou q ele agiu no cumprimento do dever. Tem q mudar isso!
Maria Julia
2021-04-03 11:46:26Para combater o combate à corrupção todos se unem. Auto defesa. Os que fazem e interpretam as leis as formulam a seu favor. Vergonhoso. Alguém duvidava que isso iria acontecer?
MARCOS
2021-04-02 12:23:16O vento a favor do crime.
PAULO
2021-04-02 02:21:52Todas as instituições voltadas ao combate à corrupção estão sendo destruídas. Terra arrasada. O país está sendo carcomido. Estes agentes que operam a pulverização nacional não percebem a dança mortal que encenam?
Newton
2021-04-02 00:05:42O STF infiltrado no CNMP, mais um órgão que passará a não ter credibilidade. Ignóbil, certas ações promovidas põe JB...
Toni
2021-04-01 23:17:15Serpentes com cargos públicos. Apetite e esquema de hienas. Estão desmontando os meios de controle da bandidagem no Brasil.
Francisco.
2021-04-01 22:03:55ESSE TAL DELAGNOL FOI UM MENINO PRODIGIO. FILHO DE PROCURADOR, PAASOU NO CONCURSO DO MP, NAO ATENDIS AS CONDICOES DO EDITSL, MAS COM O APIO DA JUSTICA ASSUMIU, PARA O BEM DO BRASIL.
Francisco.
2021-04-01 22:00:45OS CIENTISTAS precisam estudar por que filho juiz acssen juiz, filhos de procuradores desembarcam no PM. É DNA? ATE A DECADA DE 90 DO SECULO PASSADO CORRIA UMA HISTORIA DE COTA PARA OS FILHOS DESSES SENHORES. NAO TENHO PROVA. MAS CONHECI JUIZA FILHA DE JUIZ QUE, AO RECEBER UMA CARFA PRECATORYA FICOU SEM SABER O QUE FAZER. SEU AUXILUAR PEDIU QUE APENAS ESCREVE"CUMPRA-SE" e rubricas.
Solange
2021-04-01 21:51:42Bandidos no poder