Butantan vai pedir à Anvisa para testar a Butanvac, primeira vacina 100% nacional
O Instituto Butantan pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta sexta-feira, 26, autorização para testar em voluntários uma vacina 100% desenvolvida pela entidade, sem a necessidade de nenhum insumo estrangeiro. Chamada de Butanvac, a vacina teve testes pré-clínicos promissores, segundo o instituto. O Butantan tem capacidade de produzir 100 milhões de doses do novo...
O Instituto Butantan pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta sexta-feira, 26, autorização para testar em voluntários uma vacina 100% desenvolvida pela entidade, sem a necessidade de nenhum insumo estrangeiro. Chamada de Butanvac, a vacina teve testes pré-clínicos promissores, segundo o instituto. O Butantan tem capacidade de produzir 100 milhões de doses do novo produto por ano. Sem depender de ingredientes farmacêuticos de outros países, o Brasil poderá acelerar a vacinação em massa. A expectativa do governo de São Paulo é obter todas as aprovações e começar a aplicar o imunizante em julho.
A Butanvac usa tecnologia tradicional, a mesma adotada na produção de vacinas contra a gripe. “Ela é muito mais barata do que as produzidas com tecnologias mais modernas e o perfil de segurança é excelente. Poderemos usar menores doses de vacina por pessoa e o quantitativo poderá ser aumentado”, explicou Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.
Os testes clínicos têm início previsto para abril, assim que houver a autorização da Anvisa. A Butanvac é produzida a partir de ovo embrionado, e usa a estrutura de um vírus que infecta aves, modificado geneticamente. O imunizante foi testado em laboratórios da Índia.
O governador de São Paulo, João Doria, disse esperar uma aprovação rápida pela Anvisa. “O senso de urgência é o senso de respeito por milhões de brasileiros que precisam ser salvos com mais vacinas”, disse Doria. O Butantan vai protocolar nesta sexta o dossiê de estudos clínicos na Organização Mundial da Saúde.
“É uma vacina 100% desenvolvida por cientistas do Instituto Butantan. Este é um momento de profunda esperança para todos nós, fruto do trabalho da luta, do trabalho, da perseverança dos cientistas do Butantan”, afirmou Doria. Segundo ele, até o fim do ano, todos os brasileiros residentes em São Paulo estarão imunizados contra a Covid.
O Butantan formou um consórcio com outros países, como a Tailândia e o Vietnã, para a produção e distribuição da vacina brasileira. Segundo o governo, o desenvolvimento da Butanvac não vai interferir na fabricação e na distribuição da Coronavac. Doria disse que manteve também as negociações em andamento com outros fabricantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-03-29 19:26:19Só que não! Hospital Mont Sinai,Nova York,diz que não é assim não!!!😜😜😜😜😜😜
Maria Regina Fernandes Cruz
2021-03-26 13:19:27Parabéns ao butantan
Maria Regina Fernandes Cruz
2021-03-26 13:18:35Parabéns ao Butantan
Fabio
2021-03-26 13:10:52Esta é mais uma instituição brasileira que os políticos se esforçam para destruir ou para vender (que é a única coisa que eles sabem fazer). Embora tenham prejudicado, ainda não conseguiram destruir.
Antônio
2021-03-26 11:40:20É a praga da demagogia eleitoral. Alguém acha que existe alguma preocupação com os cidadãos ? Estão cheios de si , vomitando demagogia barata pois sabe que a população está em pânico com a pandemia incrementado pela imprensa.
Joao
2021-03-26 11:02:34Já detinha a tecnologia, engavetaram para se dedicar à parceria sinovac, agora só serve para fins eleitoreiros, quando chegar vai sobrar vacina. Infelizmente veio tarde.
Joseph R.
2021-03-26 11:01:57Parabéns ao Instituto Butantan. Parabéns ao Governador de SP, pela persistência, apesar de alguns equívocos. Estes fazem parte de todo o processo, de toda a gestão. Mas é dever do gestor (prefeito, governador, presidente, ministros, etc) aprender com os próprios erros, para não os cometer de novo, e também com os erros dos outros, para nem passar perto de tanta barbeiragem. Estamos aprendendo pela dor. Poderíamos ser 'alunos' mais competentes e aprender mais rápido. Continuaremos persistindo!
Vasconcellos
2021-03-26 11:00:13Bravo, Butantan!
Neusa
2021-03-26 10:42:21Parabéns aos cientistas do Instituto Butatan! Que a ciência cale a boca dos incautos e deploráveis interesses de grupos políticos genocidas!
PAULO
2021-03-26 10:11:061.1 - Estou ficando cada vez mais empolgado com a política brasileira. Bolsonaro e Doria se uniram na eleição passada, para vencer a esquerda corrupta, que afundou o Brasil numa crise sem precedentes. Seja lado a lado ou agora como antagonistas, eles estão blindando o Brasil contra o que o MECANISMO quer, a volta do Lula. O que seria do Federer se não fosse o Nadal? Competição é sempre bom, seja no esporte ou na política. Agora no tênis tem também o Djokovic, que é patrocinado pela Lacoste.