Pacheco critica gesto de Filipe Martins: 'Senado não é lugar de brincadeira'
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou como "completamente inapropriado" um gesto do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins (foto), em uma sessão no parlamento realizada na quarta-feira, 24. O congressista afirmou que a casa "não é lugar de brincadeira". O ato controverso de Martins ocorreu na audiência em que o Senado ouviu...
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou como "completamente inapropriado" um gesto do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins (foto), em uma sessão no parlamento realizada na quarta-feira, 24. O congressista afirmou que a casa "não é lugar de brincadeira".
O ato controverso de Martins ocorreu na audiência em que o Senado ouviu o chanceler Ernesto Araújo sobre diversos temas, entre os quais as ações do governo em relação à compra de vacinas contra covid-19.
Enquanto Pacheco falava ao plenário sobre os objetivos da sessão virtual, Martins fez um símbolo com a mão, movendo-a para cima e para baixo. Alguns parlamentares consideraram o gesto "obsceno". Outros vincularam o ato a supremacistas brancos.
Em coletiva de imprensa, nesta tarde, Pacheco afirmou que não faria pré-julgamentos, uma vez que a Polícia Legislativa do Senado ainda investiga o caso. Mas ressaltou que, ao analisar as imagens, ele e colegas identificaram "um gesto completamente inapropriado para o ambiente do Senado Federal".
"Nós queremos aqui, uma vez mais, repudiar todo e qualquer ato que envolva racismo ou discriminação de qualquer natureza; repudiar qualquer tipo de ato obsceno, caso tenha sido essa a conotação, no Senado ou fora dele. Senado não é lugar de brincadeira. Senado é lugar de trabalho. E ali estávamos trabalhando buscando soluções, informações de um ministério que está muito aquém do desejado pelo Brasil", disse.
Ainda na noite de ontem, Martins chamou de "palhaços" aqueles que o acusaram de propagar ideias racistas. "Um aviso aos palhaços que desejam emplacar a tese de que eu, um judeu, sou simpático ao 'supremacismo branco' porque em suas mentes doentias enxergaram um gesto autoritário numa imagem que me mostra ajeitando a lapela do meu terno: serão processados e responsabilizados".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
andrea hilbk
2021-03-26 16:21:40esta pseudo direita sempre queimando o nosso filme. Vagabundo, mal educado, na melhor das hipóteses, este Filipe.
Antonio
2021-03-25 19:58:39Deveria enfiar o dedo naquele lugar....
Luiz
2021-03-25 19:55:40Os gestos e palavras do Gilmar Mendes são mensagens ao diabo. A pressão é tão grande que chega a ser desproporcional a algumas realidades. Quero ver como fica o caso, já que dá para ver que, no máximo, é um gesto sem intenções. Existem regiões do interior brasileiro que o sinal é um alerta para alguma coisa que não está funcionando, como por exemplo o som. Arrumar a lapela ou a gravata pode também ser a mesma posição.
William
2021-03-25 18:58:31Esse senador estava muito interessado no garoto não tirava os olhos nele.
Paulo
2021-03-25 18:16:44É apropriado senador esconder dinheiro nas nádegas e nada acontecer? Cadê o conselho de ética Pachecão, deixe de "pachequismo" conterrâneo.
Aureo Tupinambá de Oliveira Fausto
2021-03-25 17:16:03Mi mi mi , esse Congresso não tem autoridade moral , pra criticar quem quer que seja
SERGIO
2021-03-25 17:09:02Senado é lugar de mamatas, negociatas e coisas do gênero
omilton visconde jr
2021-03-25 17:04:02menino irresponsável fascista!!!!
Lourival
2021-03-25 16:56:30O Senado brasileiro é uma Casa de Saliências com dinheiro do povo. Tem brincadeira de pior gosto que Senadores como Renan Calheiros, Alcolumbre engavetador, Eduardo Braga, Jaques Wagner, personagem das planilhas da Odebrecht, Cid Gomes da retroescavadeira, Jader Barbalho, Paulo Rocha, Humberto Costa, Fernando Bezerra, Ciro Nogueira, Chico Rodrigues do dinheiro no fiofó, Telmário, Zé Serra, Kátia Abreu, Ângelo Coronel? Esses são dos muitos Senadores que não merecem respeito. Brincam de ser gente
José Leonardo
2021-03-25 16:49:37Chego pensar que o fosso em que nos mataram não tem fundo! Valha- nos Deus!