Gesto de assessor de Bolsonaro revolta senadores: 'por mim sairia preso'
Senadores estão enfurecidos com um gesto de Filipe Martins (foto), assessor internacional de Jair Bolsonaro, logo no início da audiência de Ernesto Araújo perante o Senado, na tarde desta quarta-feira, 24, durante um pronunciamento do presidente da casa, Rodrigo Pacheco. Enquanto Pacheco falava ao plenário sobre os objetivos da sessão virtual do Senado, Martins fez...
Senadores estão enfurecidos com um gesto de Filipe Martins (foto), assessor internacional de Jair Bolsonaro, logo no início da audiência de Ernesto Araújo perante o Senado, na tarde desta quarta-feira, 24, durante um pronunciamento do presidente da casa, Rodrigo Pacheco.
Enquanto Pacheco falava ao plenário sobre os objetivos da sessão virtual do Senado, Martins fez um símbolo com a mão (veja abaixo), movendo-a para cima e para baixo. Parlamentares consideraram o gestual como "obsceno" e pediram a expulsão do assessor presidencial.
O líder da oposição, senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, chegou a chamar o gesto de "neofascista", em alusão ao seu uso por grupos supremacistas brancos nos Estados Unidos. A tese foi lançada contra o assessor nas redes sociais.
Veja o vídeo:
"O senhor Filipe Martins, que é analista político e assessor especial para assuntos internacionais do presidente Jair Bolsonaro, estava, presidente, durante sua fala demonstrando gestos obscenos; no meu sentir, gestos obscenos. Não, presidente, isso é inaceitável, é intolerável", reclamou Randolfe Rodrigues, líder da oposição no Senado. "Eu peço que conduza imediatamente esse senhor, se ele ainda estiver aí, para fora das dependências do Senado Federal", prosseguiu. Rodrigo Pacheco pediu, então, que a Polícia Legislativa abrisse uma investigação sobre o fato.
Nos bastidores, falando sob reserva, senadores se mostraram ainda mais contrariados com a permanência de Filipe Martins no evento. "Um completo absurdo. Se eu fosse o presidente, ele teria sido expulso e sairia preso do prédio do Senado", disse a Crusoé um líder do Centrão.
Pelo Twitter, Martins chamou de "palhaços" aqueles que o acusaram de propagar ideias racistas. "Um aviso aos palhaços que desejam emplacar a tese de que eu, um judeu, sou simpático ao 'supremacismo branco' porque em suas mentes doentias enxergaram um gesto autoritário numa imagem que me mostra ajeitando a lapela do meu terno: serão processados e responsabilizados", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Naum
2021-03-25 23:14:44Estes são os porta vozes do exmo.sr.Presidente da República do Brasil.Jair Messias Bolsonaro Líder da Melicia. infelizmente votei neste energumeno
Luís René
2021-03-25 18:39:54Ele e seu Chefe Ernesto Araújo devem ser demitidos do governo.
MARCOS
2021-03-25 18:32:40Oh, saudade do Major Olímpio! Parece que ele era o único macho no Senado. Se ele estivesse lá, expulsaria esse facínora a ponta pés.
Maria
2021-03-25 15:53:26Falta de compostura. Aliás é uma regra....
Francisco
2021-03-25 14:47:56um moleque sen conselheiro do Presidente do BRASIL. Viramos maiores? Vamos aa luta e tirar esse idiotas daí, julgá-los na for da lei e puni-los se comprovada a culpa.
Jose
2021-03-25 14:03:11Se tivéssemos major Olímpio, este Sr sairia às tapas. É um grande imbecil.
MARCOS
2021-03-25 13:36:59Ele só fez o que o congresso precisa.
Alexandre
2021-03-25 13:01:58Bonito é o gesto do PT e centrão!!! Larápios ladroes canalhas .... parece que o brasileiro quer tudo de volta!!! Parabéns seus otarios.
Vasconcellos
2021-03-25 12:34:40O nível incrivelmente tosco dos bolsonaristas não para de nos surpreender. Perto deles, aquele estereótipo da grossura dos borracheiros fica próximo a um lorde inglês.
Jaime
2021-03-25 11:58:17Judeu sendo chamado de nazista? Essa esquerda! Não sei o q significa o gesto, pq nunca o executei, mas parece que os nobres congressistas estão familiarizados com ele...