Senado aprova apelo à comunidade internacional por vacinas contra a Covid
O Senado aprovou nesta terça-feira, 23, uma moção de apelo à comunidade internacional em uma tentativa de viabilizar a disponibilização ao Brasil de mais vacinas contra o novo coronavírus. O documento chancelado pelo plenário será enviado a farmacêuticas que conduzem ensaios clínicos sobre imunizantes, aos governos de países do G-20, grupo formado pelas maiores economias...
O Senado aprovou nesta terça-feira, 23, uma moção de apelo à comunidade internacional em uma tentativa de viabilizar a disponibilização ao Brasil de mais vacinas contra o novo coronavírus.
O documento chancelado pelo plenário será enviado a farmacêuticas que conduzem ensaios clínicos sobre imunizantes, aos governos de países do G-20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, e a organismos internacionais, a exemplo da Organização das Nações Unidas, ONU, e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE.
Idealizada pela senadora Kátia Abreu e assinada por outros 65 parlamentares, a moção ressalta que somente cerca de 5% da população brasileira tomou ao menos uma dose da vacina e declara que o "o ritmo de imunização é insuficiente para conter a propagação da doença".
"Dependemos de vacinas e insumos farmacêuticos ativos importados, que chegam em ritmo lento, se comparado ao desafio posto pela segunda e
devastadora onda da pandemia no Brasil", emenda.
O documento diz que, se o Brasil prosseguir sem imunizantes, pode se tornar um risco mundial. "Nesta crise sanitária sem precedentes que atinge o mundo, barreiras fronteiriças não nos podem proteger da propagação do vírus e do surgimento de possíveis variantes. A única defesa é a cooperação internacional, com a vacinação urgente de nossa população."
Trata-se de mais uma investida do Senado. Na semana passada, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco, enviou uma carta à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em que pede que o país norte-americano autorize o Brasil a comprar seu estoque excedente de vacinas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Ruy
2021-03-31 10:53:41Somos o 5º país que mais vacina no mundo, posição excelente, considerando-se que os países produtores de vacinas resguardaram as primeiras quantidades produzidas para suas populações. É tão difícil assim de entender Crusoé ?
Ruy
2021-03-29 15:50:55A notória Katia Abreu (traidora do agro negócio) e o "novo" Rodrigo (que já está mostrando a que veio) ao invés de se preocuparem com o que não lhes diz respeito, deveriam votar as pautas engavetadas do Senado. Mas, como bons "rabudos" ...
Fernando
2021-03-24 18:29:54Este apelo e “ patético “” !! Quem não negociou e pagou no risco a compra de milhões de doses adiantado em meados de 2020 , agora não tem !!! São 7 bilhões de pessoas atras das vacinas . Não será uma cartinha que vai mudar nada . As mortes por falta de vacinas vão para o Genocida e seu capacho Pazuello ..
Astor
2021-03-24 08:20:16Tarde demais para o Presidente se declarar a favor da vacinação
VARLICE
2021-03-23 23:08:13Que vergonha! Implorando por vacinas que não existem por única responsabilidade do chefe do país! Ele deveria ir atrás delas: mais uma vez terceirizou a atitude.
PAULO
2021-03-23 20:02:301.1 - Concordo com esta iniciativa. O Brasil precisa argumentar melhor com os players que detém às vacinas, a situação catastrófica que enfrentamos no momento, que está ceifando cada vez mais vidas de brasileiros e colocará o mundo em risco. Temos dois laboratórios de ponta, Butantan e Fiocruz, que azeitando o fluxo de insumos, podem atender nós brasileiros no presente e parte do mundo no futuro. Pode se pensar em permuta. Negociar vacinas já produzidas por vacinas que o Brasil comprou...
Mauricio
2021-03-23 19:50:00Desmoralizando o mico no mundo inteiro e ele ainda permite, ou não percebe o que está acontecendo!