Exclusivo: senha de Olímpio foi usada para registrar emendas com ele já intubado; propostas se opõem ao que o senador defendia
O Projeto de Lei 4.199/2020, que cria o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, conhecido como BR do Mar, recebeu sete emendas protocoladas pelo senador Major Olímpio, do PSL, na tarde desta quarta-feira, 17. Quando os documentos foram inseridos no sistema do Senado, o parlamentar já estava intubado – Olímpio morreu nesta quinta-feira, 18,...
O Projeto de Lei 4.199/2020, que cria o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, conhecido como BR do Mar, recebeu sete emendas protocoladas pelo senador Major Olímpio, do PSL, na tarde desta quarta-feira, 17. Quando os documentos foram inseridos no sistema do Senado, o parlamentar já estava intubado – Olímpio morreu nesta quinta-feira, 18, em decorrência de complicações da Covid-19. O que poderia ser uma ação burocrática de assessores causou grande estranheza no Senado por dois motivos: a tramitação da BR do Mar envolve um milionário jogo de lobby e Major Olímpio era contra o projeto. Em suas redes sociais, há vários discursos contra o projeto de lei da BR do Mar, que ele classificou como “embuste”. O senador chegou a fazer convocações para protestos contra a iniciativa.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara no dia 8 de dezembro e chegou ao Senado dias depois. A proposta trata da navegação de cabotagem, que é realizada entre portos marítimos, com o trânsito próximo à costa. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a iniciativa reduz custos do transporte e aumenta a competitividade do país. Uma das fontes de resistência são os caminhoneiros, que temem perder demanda por frete. Mas um fortíssimo lobby de empresas e associações estrangeiras de cabotagem intensificou a pressão em Brasília nos últimos meses, com a intenção de inserir no texto final dispositivos capazes de restringir a concorrência e excluir empresas brasileira do setor.
As emendas apresentadas com a senha do senador Major Olímpio são consideradas extremamente nocivas à concorrência no mercado de transporte, segundo especialistas, contrariando tudo o que ele dizia até então. Em dezembro, o próprio parlamentar fez alertas a respeito do lobby internacional. “Ninguém quer fugir da discussão, mas tem que ser com equilíbrio. Duas das três empresas que vão operar são estrangeiras, eu sei que tem muita grana e muito interesse político envolvido nisso daí. Pelo amor de Deus, vamos arrebentar mais ainda os injustiçados caminhoneiros”, disse Olímpio, ao gravar um vídeo com pedidos para que o presidente Jair Bolsonaro retirasse de tramitação a proposta.
O conteúdo das emendas e a sua inserção no sistema do Senado quando o senador já estava inconsciente chamaram atenção de quem acompanha o projeto. “O posicionamento do senador Major Olímpio sempre foi absolutamente em prol da concorrência. A apresentação dessas emendas em nome dele e em caminho completamente contrário a seus posicionamentos, quando as notícias já davam conta de que estava intubado, nos leva a questionar se alguém fez uso do token dele irregularmente (o token, como os fornecidos por bancos, permite aos senadores autenticar suas propostas)”, afirma Abrahão Salomão, diretor da Logística Brasil, a associação nacional que representa empresas que operam nos portos.
Segundo Salomão, as emendas protocoladas em nome de Major Olímpio levam a uma concentração excessiva do mercado e à cartelização. Um dos dispositivos prevê que empresas brasileiras de navegação são obrigadas a ter uma embarcação, o que restringe a participação de firmas que atuam no setor por meio do aluguel de navios, por exemplo.
No Senado, é comum assessores de senadores terem acesso às senhas dos parlamentares para registrar projetos de lei e emendas em nome dos chefes. As circunstâncias do protocolo das emendas no PL da BR do Mar, entretanto, são estranhas justamente porque as propostas se chocam com o que o próprio senador defendia.
Major Olímpio estava internado desde o dia 2 de março. Ele chegou a participar de uma sessão remota a partir da cama do hospital no dia 3 de março, mas, pouco depois, o quadro se agravou. No dia 5 de março, ele foi transferido para uma UTI. Crusoé questionou o Senado se haverá uma investigação sobre as emendas registradas após a intubação de Major Olímpio, mas não ainda não teve retorno.
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Comentários (10)
Rizia
2021-04-21 20:16:58A máfia em Brasilia é coisa de assustar. Pobres almas desesperados, cumprem seu papel fatal de carniceiros. O Brasil vai abrir as portas do inferno para o mundo inteiro; deixemos ver pois o que cura o quinto dos infernos é o sexto e o 6 é a marca registrada do fim: quem tiver sorte verão o fim tragico dos marcados e gozará o bem das terras roubadas por estea amantes do 666
Odete6
2021-03-20 00:33:04E PENSAM QUE CAIREMOS NESSA HISTÓRIA HOOORROROSA DE, EVIDENTE SUBORNO, TRAIÇÃO, DESRESPEITO DO MAIS BAIXO, CRIME, E PERVERSIDADE INOMINÁVEL!!!!
Odete6
2021-03-20 00:32:56E PENSAM QUE CAIREMOS NESSA HISTÓRIA HOOORROROSA DE, EVIDENTE SUBORNO, TRAIÇÃO, DESRESPEITO DO MAIS BAIXO, CRIME, E PERVERSIDADE INOMINÁVEL!!!!
Paulo
2021-03-19 07:34:34E A FORÇA BRUTA DO PODER, OPORTUNISTAS, MAS SEM ALMA, NAO SERVE PRA NADA O PODER, E GENTE, QUE FAZ PALANQUE EM CIMA DE CADAVERES. TEMOS QUE SER ESTUDADOS ALMAS PURAS.
SERGIO
2021-03-19 05:37:23Uso de senha alheia, consensual ou não, é comum no parlamento.
Vera
2021-03-19 00:02:59Grande Crusoé!
LUIZ
2021-03-18 23:32:05Se alguém fraudou votos em nome do olímpio cometeu " sacrilégio ". Não se desrespeita um homem respeitador. Se essa pessoa for de São Paulo vai ser cobrado... Olímpio tinha as boas qualidades que se espera de um ser humano.
Alessandro
2021-03-18 23:17:24Não conheço o projeto - e tudo o que brota no senado é taboa, a única a tolerar aquele esgoto. Mas que é preciso rever o modal de transporte, NENHUMA DÚVIDA. Além de antiquado, poluidor e anti-econômico, o transporte rodoviário concentra poder demais nas mãos dos caminhoneiros. E tome chantagem porque se eles param, o país fica de joelhos.
Pedro Lemos
2021-03-18 21:21:46O senador participou de sessão virtual do hospital? O protocolo da Covid exige que o paciente se movimente o mínimo possível para não prejudicar a saturação de oxigênio. É pra ficar parado, quieto, o máximo possível.
PAULO
2021-03-18 21:16:36Bolsonaro atende os caminhoneiros no varejo e sacaneia eles no atacado.