Fachin vota contra acesso a mensagens roubadas; placar é de 2 a 1 pró-Lula
O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, votou nesta terça-feira, 9, pela revogação do acesso da defesa do ex-presidente Lula às mensagens hackeadas dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba. O ministro ainda expôs a manobra feita pelos advogados do petista para driblar a relatoria dele no caso dentro do...
O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, votou nesta terça-feira, 9, pela revogação do acesso da defesa do ex-presidente Lula às mensagens hackeadas dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba. O ministro ainda expôs a manobra feita pelos advogados do petista para driblar a relatoria dele no caso dentro do STF e conseguir a polêmica liminar de autoria do ministro Ricardo Lewandowski no dia 28 de dezembro passado.
Fachin demonstrou "perplexidade" com o fato de Lewandowski decidir sobre o pedido de acesso às mensagens apreendidas na Operação Spoofing no escopo de uma reclamação feita pela defesa de Lula em agosto para ter acesso à íntegra do acordo de leniência da Odebrecht junto à 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que não tinha nenhuma relação com as mensagens que estavam sob custódia da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília.
Fachin já era o relator de um habeas corpus impetrado pelos advogados do ex-presidente para tentar acesso às mensagens e havia encaminhado o julgamento sobre o feito para o plenário do Supremo. O Ministério Público Federal classificou a manobra da defesa de Lula como "tentativa de burla do juiz natural". Depois da decisão favorável de Lewandowski, os advogados de Lula desistiram do HC que Fachin já havia encaminhado ao pleno da corte.
Fachin votou contra o acesso de Lula ao acervo das mensagens hackeadas até que o plenário do STF decida sobre a validade das mensagens e a legalidade de seu compartilhamento. "A reclamação original diz respeito a um determinado objeto (acesso ao acordo de leniência da Odebrecht) e agora no que diz respeito acesso aos dados da Operação Spoofing", afirmou Fachin.
O ministro relator da Lava Jato no STF afirmou ainda que os procuradores da República têm legitimidade para recorrer da liminar de Lewandowski no STF e demonstrou preocupação com o conteúdo das mensagens cujo sigilo foi levantado pelo relator que autorizou o acesso de Lula ao material, com imagens de crianças expostas. Segundo ele, é preciso que o "garantismo" reconhecido na Segunda Turma em outros casos seja estendido aos procuradores que foram mencionados na petição da defesa de Lula.
"Portanto, a matéria que diz respeito à eventual validade dessa prova, compartilhamento requerido e temas que concernem à distribuição desses feitos, a meu modo de ver, continuam afetos ao tribunal pleno", afirma Fachin. Já votaram a favor do acesso às mensagens pela defesa de Lula os ministros Lewandowski e Kassio Marques.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rosely
2021-02-11 02:14:52De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa
Tania
2021-02-10 19:21:01Edson Fachin: um homem de honra
Marcio
2021-02-10 12:33:42Será que existe ainda inteligência em Marte...o ministro abre mão do julgamento em plenário e acha que com seu voto ia reverter o placar na segunda turma é muito ingênuo ou conivente
José
2021-02-10 09:49:40Tem que haver um freio para esses garantidas!!
JOHN GALT
2021-02-09 18:29:38O ministro Fachin foi uma ilha hoje. Parabéns a ele e ao senador Álvaro Dias. Álvaro Dias foi candidato à presidência na eleição passada. Ganha pontos com os brasileiros de bem. Ele trabalhou para colocar no STF o Fachin, um ministro que não que não se curvou a esta vergonhosa decisão, de deixar que que se use gravações criminosas.
Maria
2021-02-09 18:23:56CARMEN LUCIA ME SURPREENDEU.
Maria
2021-02-09 18:21:49SERÁ QUE SÓ SE SALVA ESSE !!!
Claudio.
2021-02-09 18:07:47O Lewand. (Polaco) e o Gilmar são petistas de carteirinha. Os dois estão lendo os termos dos invasores dos telefones raqueados como se fosse tema sob julgamento hj. São uns farsantes. Querem colocar o povo contra a Lava-Jato.
Orchidea
2021-02-09 17:57:43Parabéns MINISTRO FACHIN ,pelo seu brilhante despacho .
Sergio
2021-02-09 17:54:40Infelizmente será a voz a bradar sozinho nesse deserto de gente decente...