Lava Jato aponta risco de 'anulações em cadeia' com uso de mensagens hackeadas
Em ofícios endereçados ao Superior Tribunal de Justiça, à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho Nacional do Ministério Público, procuradores apontaram o "risco real de anulações em cadeia" de condenações judiciais da Lava Jato caso a Justiça permita o uso de mensagens apreendidas na Operação Spoofing. A operação mirou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz e...
Em ofícios endereçados ao Superior Tribunal de Justiça, à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho Nacional do Ministério Público, procuradores apontaram o "risco real de anulações em cadeia" de condenações judiciais da Lava Jato caso a Justiça permita o uso de mensagens apreendidas na Operação Spoofing. A operação mirou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e de integrantes da força-tarefa da operação em Curitiba.
Os ofícios foram enviados na véspera do julgamento, na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, da decisão de Ricardo Lewandowski que deu a Lula acesso a todo o material apreendido com hackers.
“A divulgação dirigida das supostas mensagens no presente contexto, ilícitas e sem integridade aferida, para produzir falsas acusações sem base na realidade, faz parte, nos parece, de um evidente plano de comunicação para influenciar o julgamento da alegada suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro e anular condenações bastante sólidas, já confirmadas inclusive pelo próprio Superior Tribunal de Justiça , gerando um risco real de anulações em cadeia que coloque por terra o relevante trabalho de todas as instâncias do Poder Judiciário na operação Lava Jato, que permitiu a responsabilização de centenas de criminosos e a recuperação de bilhões de reais”, diz o documento.
Na semana passada, a defesa de Lula começou a anexar no processo partes dos diálogos. Um deles motivou o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, a pedir a Augusto Aras apuração sobre uma suposta tentativa dos procuradores de investigar informalmente ministros do tribunal.
Os procuradores negaram a devassa irregular. “Os procuradores da República que integraram a Lava Jato reiteram que jamais praticaram qualquer ato de investigação sobre condutas de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função, sejam ministros do STJ, seja qualquer outra autoridade. Em todos os casos em que foram identificados elementos de informação concretos relacionados a autoridades com prerrogativa de foro, foram feitas as devidas comunicações às autoridades competentes – sem exceção”, diz o ofício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elizabeth
2021-02-10 01:10:42O Brasil vê estarrecido seus mais caros ideais republicanos cairem por terra, pela ação maligna de políticos indignos do povo que os elegeu. Traidores malditos, nos devolvam os sonhos, a lava jato e a esperança que nos movia!
Tania
2021-02-09 16:20:40Chegando à conclusão que esse país não tem jeito. Quando pensamos que as coisas vão ficar no seu devido lugar, os corruptos se reinventam. Que país é esse?
Hildebrando
2021-02-09 16:05:47Data vênia, se isso ocorrer, a anulação em cadeia, ou seja, das condenações, será muito grave e o povo não aceitará. Erigir filigranas jurídicas formais a vícios insanáveis, in casu, desnuda argumento imperial por parte do STF que tem a última palavra e, como dizia Ruy Barbosa: “o privilégio de errar por último”.
Milton
2021-02-08 23:53:44Foram feito um pacto, Lula, Bolsonaro e o judiciário para acabar com o belíssimo trabalho da lavagem jato, isso é fato.
Reinaldo
2021-02-08 23:03:26Ainda tenho dúvidas sobre a veracidade das informações, e dos áudios da chamada "Vaza Jato". Li e ouvi alguns áudios, mas ainda não tenho clareza. Quais foram os resultados das perícias? Qdo. a operação estava chegando no judiciário, ouve no meu entender, a união de vários grupos mandatários, p/ travar e acabar c/ a força tarefa, e se possível anular tudo. Não sei mencionar os eventuais exageros/ilegalidades, mas do jeito que é o Brasil, teremos que devolver o dinheiro aos corruptos c/ correção
Antonio
2021-02-08 21:31:54Vergonha nacional.
Eduardo
2021-02-08 18:54:22Os corruptos do PT se juntaram aos corruptos do centrão para salvar seus bandidos juntamente com Bolsonaro para salvar os filhos ladrões de salário de funcionários fantasmas
Sillvia2
2021-02-08 16:58:01Senhores membros do MP: ocupem a câmara e o senado federal ao máximo! Vocês podem e farão a diferença no futuro governo... esse congresso de agora tem que ser mudado, retirado para o bem do Brasil 🇧🇷
MARCIO
2021-02-08 16:53:26O sistema corrupto brasileiro como um câncer em metástase comprometeu todos o organismo estatal em todas as esferas. Não tem mais salvação.
Sillvia2
2021-02-08 16:52:25É um pesadelo sem fim... para livrar figurinhas poderosas e carimbadissimas, do peso da lei e da ação da justiça, destruíram a operação Lava Jato, querem perdoar e soltar a bandidagem que roubou o dinheiro do povo, mediante a ação eleitoral mentirosa e falsa, além de destruir a louvação do povo ao Sérgio Moro e, certamente, fazer rolar indenizações milionárias... um nojo 🤮