Depois de impasse, Câmara deve, enfim, instalar Comissão de Orçamento
A Comissão Mista de Orçamento deve voltar a funcionar na próxima terça-feira, 9. No ano passado, os grupos dos deputados Rodrigo Maia, do DEM, e Arthur Lira, do Progressistas, atual presidente da Câmara, não chegaram a um acordo sobre quem ocuparia a presidência do colegiado. Lira queria indicar a deputada Flávia Arruda, do PL, e...
A Comissão Mista de Orçamento deve voltar a funcionar na próxima terça-feira, 9. No ano passado, os grupos dos deputados Rodrigo Maia, do DEM, e Arthur Lira, do Progressistas, atual presidente da Câmara, não chegaram a um acordo sobre quem ocuparia a presidência do colegiado.
Lira queria indicar a deputada Flávia Arruda, do PL, e Maia defendia a escolha do deputado Elmar Nascimento, do DEM. Sem consenso, a comissão que discutiria a proposta do Orçamento 2021 não foi instalada.
Pela Constituição, o texto deveria ter sido aprovado em dezembro. A Comissão de Orçamento tem a atribuição de examinar e emitir pareceres sobre as receitas e despesas do governo – para 2021, o Planalto estima um gasto de 1,5 trilhão de reais.
No fim de 2020, os parlamentares aprovaram apenas a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que evitou empecilhos legais ao funcionamento da administração pública em janeiro. Mas a aprovação da LDO não é suficiente para executar todas as despesas obrigatórias do governo. Enquanto o Orçamento 2021 não for votado, o governo está autorizado a executar apenas 1/12 do estipulado para este ano -- daí a importância da instalação da comissão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Hildebrando
2021-02-08 17:32:47O orçamento é peça importantíssima na gestão pública, como já estudara nosso grande Tobias Barreto com base no “budget” da Inglaterra. Aqui no Brasil, há pouca discussão, quando não é aprovado de afogadilho na última hora.