Centrão propõe ‘gesto’ à oposição na distribuição de cargos e Lira adia eleição da Mesa
Diante da iminente detonação do plano da oposição de obstruir a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, emissários de Arthur Lira visitaram nesta terça-feira, 2, líderes que se alinharam a Baleia Rossi na escolha do sucessor de Rodrigo Maia para oferecer uma proposta de cessar-fogo. Entre as negociações, o novo presidente da Câmara...
Diante da iminente detonação do plano da oposição de obstruir a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, emissários de Arthur Lira visitaram nesta terça-feira, 2, líderes que se alinharam a Baleia Rossi na escolha do sucessor de Rodrigo Maia para oferecer uma proposta de cessar-fogo. Entre as negociações, o novo presidente da Câmara adiou o pleito para as 10 horas de quarta-feira, 3.
Segundo aliados de Lira, o Centrão está disposto a "fazer um gesto democrático", reconsiderando a decisão de anular o bloco da oposição na distribuição das posições na Mesa Diretora. Pelo acordo proposto, o bloco derrotado na eleição de ontem teria direito a dois cargos na Mesa e duas suplências. Uma reunião de líderes está marcada para as 17 horas desta terça para formalizar a costura.
Aliados de Lira insistem no argumento de que o PT registrou sua participação no bloco de Baleia às 12 horas e 06 minutos de segunda-feira, 1º, quando o horário-limite para fazer isso era meio-dia. Além disso, o presidente da Câmara alega que a liderança do MDB não formalizou o registro do bloco dentro do prazo regimental, o que, segundo diz, lhe dá poder para anular toda a composição da chapa.
Os mais resistentes ao acordo proposto pelo Centrão argumentam que Arthur Lira traiu a confiança dos líderes ao romper o acordo costurado na tarde de ontem. Isso porque, depois de bater na mesa e apontar o dedo para Rodrigo Maia, o então candidato do Centrão à presidência da Câmara havia concordado com a decisão de chancelar a formação do bloco de Baleia Rossi. A traição como primeiro ato na cadeira de presidente deixou líderes estarrecidos. "Ele só aceitou o acordo para poder ser eleito e, em seguida, trair o acordo. Se o Maia não tivesse costurado o acordo, a eleição não teria acontecido ontem", comentou um líder, sob reserva.
Caso o acordo seja fechado com a oposição, Lira está disposto a deixar passar o erro procedimental do MDB, permitindo que nove partidos do bloco participem juntos da distribuição de cargos, tendo direito a uma posição na Mesa, que neste caso ficaria com o PSDB. Neste cenário, o PT ficaria isolado e, pelo critério de proporcionalidade, faria jus à Quarta Secretaria da Câmara, que cuida da distribuição e administração de imóveis funcionais. No entanto, integrantes do partido ainda querem ter o controle da Primeira Secretaria, a mais importante na estrutura administrativa da casa, uma espécie de "prefeitura".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Paulo
2021-02-03 10:57:11O COVID 19 poderia dar uma mãozinha pro povo brasileiro e agir nesta aglomeração. Ficaria um pouco melhor o país.
André
2021-02-02 20:35:22Todos querendo nos roubar. Essa a única intenção desses vermes.
Jose
2021-02-02 18:04:52Bozistas se auto-declararam corruptos. Perderam a credibilidade e legitimidade. Não que eles tivessem muita, mas eles diziam ser contra corrupção. Agora nem isso mas são. Bozistas são corruptos. Saíram do armário e hoje são iguais aos petralhistas. Bozistas corruptos e genocidas!
Aguia
2021-02-02 18:03:10Mudou tudo no quartel de Abrantes ou tudo mudou pra ficar como antes?
QUEM É JOHN GALT ?
2021-02-02 17:46:44Bolsonaro obteve uma vitória de Pirro. Os bolsonaristas já comemoraram a morte do governo. Agora comemoram a missa de sétimo dia. Depois da vitória numa guerra de fachada, chegou a hora de dividir o butim, como urubus dividem a carniça. Agora o Centrão está com a faca e o queijo. Se ainda não temos um fluxo de insumos para as vacinas, o Centrão tem garantido um fluxo de recursos para se esbaldar. VIVA BOLSONARO. VIVA ROBERTO JEFFERSON. VIVA LIRA. VIVA AÉCIO. VIVA O PT. Pobre Brasil.
Neusa
2021-02-02 16:37:10Oposição? Só se for contra o povo brasileiro de bem! CANALHAS do CONGRESSO acham que somos IDIOTAS!
Edmundo
2021-02-02 16:27:12Isto democrática ou quadrilha?
Luiz
2021-02-02 16:27:08Não nos preocupemos. Ao final esses vagabundos se ajeitam. E...claro, a roubalheira continuará...