A pedido de Bolsonaro, STF resolveu fazer sessão presencial para abrir ano judiciário
A sessão solene de abertura dos trabalhos do Poder Judiciário neste ano, que ocorre nesta manhã no Supremo Tribunal Federal, teria sido virtual não fosse pela insistência do presidente Jair Bolsonaro em participar presencialmente. Inicialmente, apenas convites para um evento por videoconferência haviam sido enviados pela corte às autoridades. O Planalto, então, manifestou o interesse...
A sessão solene de abertura dos trabalhos do Poder Judiciário neste ano, que ocorre nesta manhã no Supremo Tribunal Federal, teria sido virtual não fosse pela insistência do presidente Jair Bolsonaro em participar presencialmente. Inicialmente, apenas convites para um evento por videoconferência haviam sido enviados pela corte às autoridades. O Planalto, então, manifestou o interesse do presidente em comparecer à corte.
O Supremo afirmou que, diante da mudança de planos e realização de um evento presencial, o ambiente foi preparado para atender às recomendações da Organização Mundial da Saúde e evitar a disseminação da Covid-19. Ficou, então, estabelecido, que o uso de máscaras, a aferição de temperatura dos presentes e o distanciamento social seriam medidas obrigatórias. O presidente da corte, Luiz Fux, discursou a partir da cadeira da presidência. Bolsonaro estava ao seu lado.
Além de Jair Bolsonaro, também optaram por participar presencialmente o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Parte dos ministros do próprio STF preferiram acompanhar a sessão por meio de videoconferência, como Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Lewandowski e Edson Fachin. No plenário, apenas Kássio Marques, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.
A realização de cerimônias presenciais em meio à pandemia já foi motivo de desgaste para a corte recentemente. A posse de Fux como presidente do STF, em setembro passado, ficou marcada pela grande quantidade de convidados que confirmaram o diagnóstico de Covid-19 após o evento. Os ministros Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro, do STJ, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Crustina Peduzzi, contraíram o coronavírus. Alguns dos convivas chegaram a ser internados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
QUEM É JOHN GALT ?
2021-02-01 17:12:18Bolsonaro sentadinho, quietinho, de máscara, não é uma belezinha? Não é! É um hipócrita arrogante e louco. Essa postura de civilidade é pura cretinice, para confundir às pessoas. Estava ali parado, porque o jogo no Congresso já tinha sido jogado. Acho que Bolsonaro quer passar de sociopata para bipolar. Para ele eu digo, faltou ausência de evidência na cloroquina e evidência de ausência em voltar a vida pessoas que morreram por covid. Isso é imperdoável. Por isso você tem que pagar.
Arnaldo
2021-02-01 17:02:49O STF precisa atender aos pedidos desse fanfarrão que se diz Presidente?
Andréa
2021-02-01 16:15:30Votei em Bolsonaro pra fugir da esquerda, não tinha opção...agora vejo o Presidente em acordão com ministros do STF, congresso e caciques partidários,ajudando a esquerda e todos os bandidos a se livrar da lava jato e dando munição pra 2022 com tanta incompetência e perversidade na PANDEMIA,o palco tá perfeito pra Lula e toda a esquerda. BOLSONARO é um canalha,mostrou o q ele sempre foi.
Clarisse
2021-02-01 13:57:33Essas excelências que faltaram vivem em reuniões sociais, dando palestras etc. Deveriam respeitar o Presidente e falar olho no olho com o que não concordam! Como fez o Fux. Mas, correm o risco de ouvir o que não podem... Estou com o Presidente e quase a unanimidade de seus respeitados ministros. Paulo Guedes, Tarcísio, T. Cristina, Damares ( mesmo meio infantil), R. Sales ( Meio Ambiente é também água e esgoto), etc.
Cleusa
2021-02-01 12:46:14O Judiciário mudou de planos para atender o Executivo que queria estar presente. No Legislativo ele tb está se fazendo presente.
Aguia
2021-02-01 12:43:04Pensou que o Fux afinaria: Ficou PIOR!
Edmundo
2021-02-01 12:00:15Acho graça que turma pegou vírus na última reunião e ninguém morreu! Tudo para fazer charme não querem participar presencial! kkkk
VALDERES
2021-02-01 11:55:32Com as medidas adotadas, foi oportuna a sessão presencial. Paranoia também mata.
Maria
2021-02-01 11:48:13Bem comportado, com máscara ...
Fernando
2021-02-01 11:47:11De máscara, comportadinho. Está aprendendo a não fazer molecagem brincando com coisa séria!