O limbo da Cinemateca de SP, para onde Bolsonaro prometeu mandar Regina Duarte
A Cinemateca de São Paulo, dona do maior acervo audiovisual da América do Sul, voltou a ser administrada pelo governo federal no ano passado, pouco depois da demissão de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura. Bolsonaro cogitou nomear a atriz para o comando da Cinemateca, mas a nomeação ficou apenas na promessa. Agora, o...
A Cinemateca de São Paulo, dona do maior acervo audiovisual da América do Sul, voltou a ser administrada pelo governo federal no ano passado, pouco depois da demissão de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura.
Bolsonaro cogitou nomear a atriz para o comando da Cinemateca, mas a nomeação ficou apenas na promessa. Agora, o governo negocia a cessão da instituição para uma organização social.
Enquanto isso, a Secretaria de Cultura contrata serviços para ao menos garantir a manutenção e funcionamento da Cinemateca, medida indispensável para a preservação e a segurança do material armazenado. A Cinemateca tem mais de 250 mil rolos de filmes e mais de 1 milhão de documentos relacionados ao cinema.
Uma das licitações, lançada esta semana, prevê a contratação dos serviços de limpeza, desinfecção dos espaços, jardinagem e limpeza de vidros por 1,1 milhão de reais. O contrato emergencial firmado em agosto pelo governo para as mesmas atividades vence no dia 3 de fevereiro e teve problemas de execução.
"Contratos emergenciais de 2020, que estão em plena vigência, estão sendo substituídos por contratos licitados que permanecerão ativos até o próximo chamamento, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano”, informou a Secretaria comandada pelo ator Mário Frias (foto).
Segundo a pasta, o governo trabalha para contratar colaboradores temporários cedidos pela Sociedade Amigos da Cinemateca. “Estamos trabalhando pela sua preservação, com chamamento público, probidade e ética, agindo de acordo com as orientações jurídicas.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Inês
2021-02-01 14:06:59Os esquerdopatas estão apavorados a mamata secou. Agora o dinheiro da lei Rouanet não serão desviados para os bolsos de artistas medíocres.
SONIA SANTOS
2021-02-01 12:04:59Prá que Cultura com este "sem cultura" na presidência deste país
José
2021-02-01 11:19:36Sempre o crusoe/ antagonista/ golpistas criando notícias sem pé sem cabeça .... é o desespero
JONAS DAVID DA SILVA
2021-02-01 00:22:15Brazil. La Republica das bananas!
Marc
2021-01-31 23:33:35Sujeito medíocre, fez o quê até agora além de embolsar nosso dinheiro suado? Ignorante,fez o quê? Fez nada, faz nada.Se precisar falar sobre a cinemateca não deve saber nada. Mediocre.Não tem vergonha?
Suzane
2021-01-31 19:06:12Trabalhando com ética? Então, por que não cumpriu sua palavra e colocou a Regina Duarte pra dirigir a Cinemateca? Aquele acervo é precioso e, se não houver fiscalização, as peças vão acabar sumindo...
MARCOS
2021-01-31 18:54:00Pobre Regina Duarte! Como foi se meter nessa furada? Ela, o Moro, Santos Cruz e outros foram enganados, como a maioria dos brasileiros por esse des governo.