Barroso manda recado a Bolsonaro: 'A vida institucional não é um palanque'
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso (foto), subiu o tom e afirmou nesta quinta-feira, 7, que "a vida institucional não é um palanque e as pessoas devem ser responsáveis pelo que falam". O recado tem endereço certo: o presidente Jair Bolsonaro, que, sem apresentar provas, repetiu a tese de fraude nas eleições...
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso (foto), subiu o tom e afirmou nesta quinta-feira, 7, que "a vida institucional não é um palanque e as pessoas devem ser responsáveis pelo que falam".
O recado tem endereço certo: o presidente Jair Bolsonaro, que, sem apresentar provas, repetiu a tese de fraude nas eleições de 2018 e afirmou que, caso o Brasil não implemente o voto impresso, terá problemas maiores do que os dos Estados Unidos, onde manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio, em uma tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições.
Em nota, o ministro frisou mais uma vez que as urnas eletrônicas brasileiras são auditáveis e fiscalizáveis. Barroso observou que "uma importante lição da história é a de que governantes democráticos desejam ordem" e, assim, "não devem fazer acenos para desordens futuras, violência e agressão às instituições".
Barroso acrescentou que o Tribunal Superior Eleitoral jamais recebeu qualquer evidência ou mesmo indício de irregularidades nas eleições brasileiras e destacou que fraude havia à época do voto em cédula, "o que está vastamente comprovado nos registros históricos".
"Se alguma autoridade possuir qualquer elemento sério que coloque em dúvida a integridade e a segurança do processo eleitoral, tem o dever cívico e moral de apresentá-lo. Do contrário, estará apenas contribuindo para a ilegítima desestabilização das instituições", anotou.
O ministro lembrou que neste momento a implementação do voto impresso no país está inviabilizada, uma vez que a medida foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Barroso sublinhou que a corte concluiu que a impressão colocaria em risco o sigilo e a liberdade de voto, além de representar um custo adicional de quase 2 bilhões de reais, sem qualquer ganho relevante para a segurança da votação.
"Cabe lembrar que, nos Estados Unidos, existe o voto impresso, o que não impediu o ajuizamento de dezenas de ações para questionar o resultado eleitoral, todas sem êxito. Tudo o que não se precisa no Brasil é a judicialização do processo eleitoral. Aliás, o voto impresso tampouco impediu que, naquele país, grupos extremistas, inconformados com a derrota, vandalizassem a sede do Poder Legislativo", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2021-11-17 10:02:55Os lacradores do "semi-prsidencialismo" cada vez tentando por as "manguinhas" de fora!...
JO EL
2021-10-19 08:24:18Mas o STF sempre foi e pelo visto sempre sera, haja visto que assim o fizeram quando atravessaram a praca e foram pressionar os bandidos politicos de estimacao para votarem contra o voto auditavel e pensam que o povo nao esta vendo as bandidagens de todos os lados. Um dia a casa cai sobre estes construtores sem fundamento.
Vimar Maddarena
2021-09-09 10:35:23Sr. Ministro, a quem respeito e admiro, Bolsonaro surfa na ojeriza que o povo brasileiro acumulou contra os Ministros do STF, por suas atuações INCONSTITUCIONAIS usurpando atribuição do CONGRESSO. O Ministro Gilmar Mendes é o que mais nos escandalizam e nos enojam. Não é preciso entender de Leis para saber que o Supremo não pode modificar a Constituição. Há um desvio de conduta e deve ser corrigido, para o bem do Brasil.
Sol Rio
2021-09-05 18:23:34Bateu direto no alvo: o voto impresso nos EUA não impediu as falácias e sandices do Trump & seus asseclas.
Rosely
2021-06-22 06:56:13A derrota do Capetão na próxima eleição será muito mais expressiva que a do Traste americano! Não haverá margem pra erro!! Terceira via minimamente honesta em 2022. Não há Capetão que sempre dure, nem Luladrão que nunca acabe!
ERNESTO LUIZ ESPINDOLA
2021-05-22 22:48:40Preparando o terreno para justificar a derrota em 2022. Esse imbecil nunca deveria ter sido eleito. E eu também tive a culpa, votei fugindo do PT.. infelizmente este país tel a cina de escolher o menos pior. Ledo engano. O pior ainda está por vir. Kkkkk
Sônia
2021-01-08 23:20:40Com todo respeito : “ eu amo esse Ministro “ , inteligente , defende a CRFB , tem uma ironia sútil , competente , eficiente . E tem mais : arrasou com aquele ministro bocão e com o amigo do amigo do meu pai ou homem que fala Javanês.
DANIEL
2021-01-08 16:59:07Falou o indicado que adora usurpar as competências de outros poderes.
Miguel Marcelino
2021-01-08 15:19:56Ministro Barroso, mostra pra gente a planilha de cálculo que resulta estes 2 bilhões. É estranho pois os principais insumos são os mesmos e outros são voluntários, ou seja, não remunerados. Até mesmo a logística, se não é, deveria ser obrigatória e de graça. .... A própria máquina, TALVEZ o insumo mais caro, já tem impressora e vai só aumentar o consumo de papel e a urna.
Sergio
2021-01-08 11:29:32Ate quando vamos ter que aturar esse presidente que já esta ameaçando as eleições de 2022 na qual ele tem grandes chances de perder ?