EUA: manifestante senta na mesa do Senado e mulher é baleada; em meio ao caos, Trump tenta se eximir de culpa
Um dos apoiadores do presidente Donald Trump que invadiu o prédio do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta, 6, conseguiu entrar no plenário e sentar-se na principal mesa do Senado (foto). Os manifestantes entraram no edifício após quebrar as janelas do prédio. Alguns chegaram a subir em um andaime. Gabinetes de deputados e senadores foram...
Um dos apoiadores do presidente Donald Trump que invadiu o prédio do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta, 6, conseguiu entrar no plenário e sentar-se na principal mesa do Senado (foto). Os manifestantes entraram no edifício após quebrar as janelas do prédio. Alguns chegaram a subir em um andaime. Gabinetes de deputados e senadores foram invadidos. Uma mulher foi ferida com um tiro no pescoço e está em situação crítica. Policiais alegam que não têm oficiais em número suficiente para conter o vandalismo. A Guarda Nacional foi enviada para conter a multidão.
Depois de incitar os manifestantes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agora, tenta se eximir da responsabilidade pela invasão do Congresso por apoiadores.
“Estou pedindo a todos no Capitólio dos Estados Unidos que permaneçam em paz. Sem violência! Lembre-se, NÓS somos o Partido da Lei e da Ordem — respeite a Lei e nossos grandes homens e mulheres de farda. Obrigado!”, postou no Twitter.
Uma hora antes do início da sessão conjunta do Congresso para confirmar os votos do Colégio Eleitoral, Trump fez um discurso em Washington como se conclamasse seus seguidores. "Nós nunca vamos aceitar a derrota", disse ele. Trump disse que tinha conversado com um advogado especialista em Constituição, que lhe teria dito que é um direito absoluto do vice-presidente Mike Pence "jogar fora o resultado da eleição". Em carta divulgada nesta quarta, Pence afirmou que não era papel do vice-presidente validar ou rejeitar votos dos delegados eleitorais. Essa função, segundo ele, caberia aos representantes eleitos do povo, os congressistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Celso
2021-01-06 21:20:40Nossa parece um país latino americano ou africano, nunca pensei em ver isso na mina vida, agora só falta os militares fazerem uma junta e tomarem o poder, "Senhor" desce urgente desse lado do mundo só falta o Canadá para a bagunça o resto está dominado.
Heloisa
2021-01-06 20:20:39Trump e o psicopata genocida Mintomaniaco têm a mesma psicopatia,, ideia fixa, mania de perseguição, bipolar, violentos e homofóbicos. E de bom alvitre o FAMILICIA pensar no seu futuro próximo já que se inspira no comportamento violento de Trump.
Fernando
2021-01-06 20:05:31Trump , tomado pela loucura , destruiu o partido republicano e entregou , presidência , câmara e senado na mão dos democratas . Acho que está enterrado para sempre !
Velhinha de Taubaté
2021-01-06 18:47:54Trump é o grande responsável por essa baderna, um louco criminoso que incentiva essa turba de seguidores, fanáticos como os bozistas daqui, a invadir o Congresso e a rejeitar o resultado das urnas. Um desrespeito à democracia americana, algo nunca visto nas eleições daquele País. Deveria ser retirado da Casa Branca em camisa de força, ou ser preso se conseguir provar que não é louco.
Lucia
2021-01-06 18:37:15Trump fez muito mal para os EU! Foi o pior presidente da história americana porque destruiu uma coisa que os americanos sempre prezaram: a democracia e o respeito ao pleito.
Nádia
2021-01-06 17:59:03trump conseguiu destruir a hegemonia americana.. no sentido de tradição.. Agora sim.. mundo vai acabar tendo q aprender como se diz hello em mandarim. Maldito estúpido bêbado de ego..
PAULO
2021-01-06 17:53:28BOLSONARO procurou retirar os impostos das armas, vislumbrando um cenário como esse que acontece hoje nos Estados Unidos. Pessoas de bem como eu e a maioria dos brasileiros não compraria armas, seja lá o preço que fossem. Parte dos que compram armas são lunáticos agressivos como os trumpista e bolsonaristas. E esses caras não tem apreço pela vida e odeiam a democracia. Espero que a LEI americana seja enérgica e coloque o maestro dessa barbárie, o Trump, no lugar destinado aos criminosos, cadeia.
Nádia
2021-01-06 17:51:47Esses q invadem são os conservadores.. ??? ahahahahahahahahahahahahahahah US vão nos substituir como piada do mundo.
MARCIO
2021-01-06 17:50:35Caos, como sempre.