Após Brexit, União Europeia assina acordo comercial com Reino Unido
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel – os dois principais líderes da União Europeia – assinaram na manhã desta quarta-feira o acordo de comércio entre o bloco europeu e o Reino Unido, documento que coloca um ponto final à novela do Brexit. A cerimônia...
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel – os dois principais líderes da União Europeia – assinaram na manhã desta quarta-feira o acordo de comércio entre o bloco europeu e o Reino Unido, documento que coloca um ponto final à novela do Brexit.
A cerimônia em Bruxelas não contou com a participação do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que vai receber a papelada em Londres para sua assinatura. O parlamento do Reino Unido está reunido neste momento para discutir o texto e a expectativa é que ele seja assinado ainda hoje também pelos britânicos.
"É um acordo justo e equilibrado que protege plenamente os interesses fundamentais da União Europeia e cria estabilidade e previsibilidade para os cidadãos e as empresas", disse Charles Michel. "Em questões importantes, a União Europeia está pronta para trabalhar ombro a ombro com o Reino Unido. Será o caso das alterações climáticas, antes da COP 26 em Glasgow. Em assuntos externos, buscaremos cooperação em questões específicas com base em valores e interesses compartilhados", acrescentou.
"Foi um longo caminho. É hora de deixar o Brexit para trás. Nosso futuro é feito na Europa", escreveu a presidente da Comissão, no Twitter. Este acordo será agora examinado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho – colegiado composto por todos os chefes de estado ou de governo de países da UE – antes de poder ser ratificado pela União Europeia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
SONIA
2020-12-31 23:11:41Ótimo! Só quem duvidava disso era a esquerdalha. Money baby, money
Mario
2020-12-30 11:19:42Ponto final na “novela do Brexshit”? Um acordo tão mal resolvido como esse, que não inclui serviços (que é o grande ponto forte da exportação do RU) e que reduz tarifas a zero ao preço da criação de fronteiras com enorme burocracia e inspeção fitossanitária, certamente vai ter novos capítulos. Não há vantagens palpáveis para o RU além da “conquista” de valores vagos como “soberania” que não enchem o bolso da população mais pobre que já começa a espernear.
Odete6
2020-12-30 10:59:48Essa inglesada é uma cambada de chatos metidos a ""diferentes"" sem absolutamente nada que o justifique!!!! Com toda certeza se arrependerão pelo resto da História por andarem na contramão dela!!!!.... Que perfeita idiotice o Brexit!!!! Deram passos atrás no processo evolutivo da sociedade planetária!!!! Conduta mesmo só pra inglês ver e fazer!!!!....
Glauco
2020-12-30 10:33:10a volta dos q não foram