Alto representante da União Europeia acusa Rússia de propagar fake news para vender sua vacina
O alto representante da União Europeia, Josep Borrell, criticou a propagação de desinformação sobre as vacinas contra Covid-19 desenvolvidas por empresas ocidentais por parte de veículos de comunicação controlados pelo governo da Rússia. Em um artigo publicado em seu blog, o chefe da diplomacia do bloco europeu acusa também a China de tentar desestabilizar sistemas...
O alto representante da União Europeia, Josep Borrell, criticou a propagação de desinformação sobre as vacinas contra Covid-19 desenvolvidas por empresas ocidentais por parte de veículos de comunicação controlados pelo governo da Rússia. Em um artigo publicado em seu blog, o chefe da diplomacia do bloco europeu acusa também a China de tentar desestabilizar sistemas democráticos por meio de fake news.
"Os desenvolvedores de vacinas ocidentais são abertamente ridicularizados na mídia russa controlada pelo estado, o que, em alguns casos, levou a alegações absurdas de que as vacinas transformarão as pessoas em macacos. Essas narrativas aparentemente são dirigidas a países onde a Rússia quer vender sua própria vacina, a Sputnik V", acusou Borrell. "Na atual pandemia, qualquer tentativa de instigar essas dúvidas infundadas ameaça a saúde pública. Organizações terroristas, como o Estado Islâmico, também usaram a confusão na situação do coronavírus para espalhar sua própria propaganda", acrescentou o político espanhol.
A vacina russa produzida pelo laboratório Gamaleya vem sendo aplicada em massa na Rússia desde o início de dezembro. Nesta terça-feira, a Argentina dará início à imunização de sua população com o produto russo. Ainda na América do Sul, a Venezuela de Nicolás Maduro também pretende adquirir doses da Sputnik V para vacinação em larga escala.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
SONIA
2020-12-31 23:22:24A Rússia que venda pra Argentina e Venezuela. A China q venda pra SP e de quebra aplique em petistas e psolistas
MARCELO
2020-12-30 12:13:15Não é possivel confiar em países como a Rússia e a China, pois não tem transparência e os estudos científicos são questionados. O ideal seria o Brasil seguir os países de primeiro mundo como os E.U.A e a Europa e investir nas vacinas que eles estão usando. Simples assim. Infelizmente esse Bolsonero só quer saber de criar polemicas e proteger seus filhinhos delinquentes.
José
2020-12-30 07:41:56Coitado dos argentinos
Fabiano
2020-12-29 23:43:29O Putim declarando que a vacina não serve para idosos acima de 60. Cade os governadores comunas para rebater????????? Os genocidas da Argentina e Venezuela compraram essa beleza. E as antas e muares daqui aplaudindo.
Gerson
2020-12-29 19:03:31Nossos vizinhos argentinos se referem a nos como macaquitos. Vamos ver no que vão se transformar.
Nelson Zornitta
2020-12-29 18:16:41Tá explicado de onde Bolsonaro tirou a ideia de que vacina pode transformar pessoas em chim...jacaré. Abin particular com conexões russas.
Jaime
2020-12-29 17:42:48Eu queria ver comentários dessa galera que anda ansiosa pra tomar vacinas fabricadas ao som da marchinha de carnaval "...hei, vc aí! me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí..."
Julio
2020-12-29 17:08:32O Paraná tinha feito algum acordo para usar a Sputnik V. Por que não se fala mais nesse assunto?